X Ciclo de Estudos da Veterinária marca uma década de sucesso do curso da FAJ

X Ciclo de Estudos da Veterinária marca uma década de sucesso do curso da FAJ

CEMEV 2012

Por Bruno Felisbino

Começou na manhã desta quarta-feira, 7, o X Ciclo de Estudos do Curso de Medicina Veterinária da FAJ (CEMEV). O ciclo deste ano marca uma década do curso que se tornou referência em ensino veterinário no país, reconhecido como um dos mais completos e bem estruturados da área.

“O curso está em alta, com o Hospital Veterinário atuante, vistas técnicas, aulas práticas, alunos dedicados ao estudo. Estamos muito contentes com a comemoração desses 10 anos”, diz o coordenador do curso, Prof. Rogério Cury Pires.

A programação do CEMEV 2012, dividida nos períodos diurno e noturno, no Campus II, traz palestras de temáticas variadas, promovendo a integração dos estudantes de todos os semestres do curso.

“O Ciclo traz aos alunos a oportunidade de receberem informações técnicas de profissionais que estão atuando no mercado. A Veterinária é muito ampla e o ciclo reflete essa diversidade visando atender a essa enorme gama de atividades onde o veterinário atua. Temos profissionais falando sobre medicina de equinos, nutrição de pequenos animais, sanidade do leite, cirurgia, entre outros temas”, explica o coordenador.

Na abertura, nesta quarta-feira, duas palestras acontecem no período da manhã e à noite: “Nutrição de bem estar, a verdadeira longevidade”, com o Dr. Felipe Soares Rocha, da Hill´s Pet Nutrition. Em seguida o Prof. Msc. José Aldo Puscetti apresenta o tema “Odontologia em Equinos”. A programação noturna começa às 19 horas.

Na quinta pela manhã, os temas serão: “Acessos Terapêuticos”, com a Dra. Juliana Giffoni, e “Consumo de leite e saúde humana, uma discussão baseada na ciência”, com o Prof. Dr. Carlos Humberto Corassin, da USP. A Dra. Juliana volta a abordar o tema no período da noite e em seguida a Profª Drª Evelise Perna faz a palestra “Fatores relacionados ao leite ‘in natura’ que afetam a qualidade dos produtos lácteos”.

Simultaneamente às palestras, empresas do ramo veterinário parceiras da FAJ estão prestigiando o CEMEV 2012, expondo produtos e serviços e ajudando a promover a interação dos alunos com o mercado de trabalho.

Este contato com um pouco da realidade profissional é o que mais agrada os estudantes. “Na sala de aula, em geral, o foco maior é na parte teórica. Nas palestras os professores conseguem dedicar um tempo maior para mostrar a fundo os temas do nosso interesse e uma realidade mais próxima do mercado”, comenta o aluno do último semestre do curso Jonas Santarosa Junior.