Workshop transforma campus da UniFAJ em mini tribunal

Workshop transforma campus da UniFAJ em mini tribunal

Com Vara da Infância e Juventude, Vara Cível, Vara da Família, Vara da Fazenda Pública e Juizado Especial Cível (JEC), o campus 1 da UniFAJ se transformou em um mini tribunal no dia 26 de setembro. O II Workshop do Processo Civil do Poder Judiciário, organizado pelas turmas do 4º e 6º semestre do curso de Direito, ainda apresentou atividades práticas, como sessões do Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça. O público pode assistir a sessões de conciliação elaboradas e executadas pelos alunos.

“O objetivo foi aproximar os alunos do cotidiano forense, bem como apresentar aos demais estudantes dos diversos cursos da instituição e para a população, a estrutura dos diversos órgãos de um tribunal, com os alunos instruindo os presentes sobre as demandas possíveis nessas diversas estruturas”, explica a professora Luciana Novais Lopes, que leciona a disciplina de Direito Processual Civil do curso de Direito da UniFAJ e que foi responsável pela organização do evento.

O coordenador do curso de Direito da UniFAJ, professor Fabrízio Rosa, destaca que o workshop é um projeto que envolve os alunos para proporcionar à comunidade a vivência prática para mostrar como funciona o Poder Judiciário em primeira instância e em juizados especiais, centros de solução de conflito, nos Tribunais de Justiça e nos Superiores Tribunais de Justiça e Supremo Tribunal Federal. “Isso faz com que a sociedade tenha essa vivência e possa pedir aos nossos alunos para esclarecerem as suas dúvidas, porque o nosso DNA aqui na faculdade é o ‘Seu Futuro na Prática’”, comenta.