“Você tem fome do quê?”, este foi o tema da Aula Magna de Gastronomia da UniFAJ

“Você tem fome do quê?”, este foi o tema da Aula Magna de Gastronomia da UniFAJ

“Você tem fome do quê?”. Foi com esse questionamento, que a Aula Magna dos alunos de Gastronomia da UniFAJ, teve como tema central, recebendo o chef Davi Furigo de Melo, que discorreu sobre o assunto na noite de 4 de outubro, no anfiteatro do campus II.  O profissional incentivou os estudantes a refletirem sobre a Gastronomia e a Culinária, e questionarem se o que nós estamos sendo é o que nascemos para ser, mostrando que a Gastronomia está 100% presente na nossa vida.

Davi explicou de forma sucinta, o que difere os dois conceitos, afirmando que Gastronomia é pensar em um planeta mais sustentável sendo feita de ciclos, como as estações do ano e desta forma, os chef’s devem lutar para acessibilizar a Gastronomia para todas as pessoas. “A educação nas escolas públicas deve ensinar a cozinhar e fazer coisas que são essenciais para a vida, como comer e tratar com mais seriedade, mas não é porque é sério tem que ser requintado”, disse Davi que trouxe para sua explanação mais um ponto importante para a  reflexão, o posicionamento dos canais de comunicação. “O poder da mídia no sentido da ilusão, as vezes almejamos o que é mais difícil de atingir. Se em um restaurante localizado a um terraço, você gasta R$600,00 com comida e R$1200,00 com bebida, é isso é o salário mensal de muitos aqui. Estamos consumindo a realidade ou a ilusão?”. Já culinária, de acordo com o Chef é o modo de preparo e estudo de ingredientes.

O profissional, que já fez parte do corpo docente do curso de Gastronomia da UniFAJ, é voluntário em diversos projetos sociais de Campinas, entre eles o Sertanejown, que acontece nesse final de semana, dia 6 de outubro, e trouxe para a Aula Magna o Rafael Atkinson Carvalho, que tem Síndrome de Down e é um dos personagens principais do evento. O jovem que atua como cozinheiro no Sertanejown, falou aos estudantes do centro universitário sua história de superação.

Esta será a 2ª edição do Sertanejown – No Ritmo da Inclusão, que é organizado pela Inclusione, a Maravilha Máxxima e a Paladares. Sendo empresas de uma Terapeuta Ocupacional, o pai do Rafael, o Maurício Carvalho e do Davi Furigo, respectivamente.

“O mais enriquecedor é que as pessoas que participam vêm com a ideia de que estão ajudando, mas saem do evento emocionadas. Elas imaginam que é um evento como todos os outros em que arrecada fundos para algum projeto. O projeto já esse, e nós viabilizamos por meio de parcerias. Sem fins lucrativos”, compartilhou Maurício.

Quem quiser prestigiar o evento, basta acessar a página do Sertanejown no Facebook para adquirir os convites e obter mais informações – https://www.facebook.com/sertanejown/.

Na Aula Magna da UniFAJ, teve o sorteio de ingressos para o evento e também a doação de brinquedos, que foram dados pelos os alunos, e os objetos serão entregues a ongs que apoiam os projetos sociais que o chef Davi promove e participa.