Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    VISITA TÉCNICA: Alunos de Nutrição visitam a exposição “Alimentário e o Fantástico Corpo Humano”

    No último sábado (14), os alunos de todos os semestres do curso de Nutrição, estiveram no espaço cultural OCA no Ibirapuera/SP, para conhecerem a exposição “Alimentário – Arte e Construção do Patrimônio Alimentar Brasileiro”.
    A proposta do curso era envolver os 90 alunos participantes em uma ambientação que despertasse o olhar não convencional para arte, utilizando a história dos alimentos, através de uma exposição sugestiva, de como o universo dos alimentos e da culinária contribuíram para a constituição alimentar do Brasil que conhecemos. A exposição se apresentou em três momentos:
    “Prelúdio” – Com a reunião de documentos e fotos do período das expedições de exploração do território nacional.
    “Raízes” – A história da nossa cozinha indígena e a influência da mandioca em nossa alimentação, através de vídeos documentais, pesquisas culinárias e utensílios de cozinha.
    “Brasilidade” – Abordando a miscigenação, os ciclos econômicos e a criação contemporânea, tanto de artistas como de chefes brasileiros, que apresentaram pesquisas, fotografias e a arte propriamente dita, tendo como elemento, o alimento. Alex Atala faz referência à cultura alimentar brasileira, através de foto, onde aparece a mandioca, catupiry e licor de jabuticaba, numa montagem belíssima.
    A presença de obras de arte de várias épocas e estilos mostrou a importância da comida oferecendo aos alunos o entendimento e a profundidade da relação do povo brasileiro com o universo da alimentação, contribuindo deste modo, para a compressão do enorme valor cultural que ela carrega.
    No horário da tarde, ainda em São Paulo, os alunos visitaram a exposição “O fantástico corpo humano”, dando um mergulho tridimensional para dentro de sistemas orgânicos humanos, como pele, ossos e todos os órgãos que cooperam na manutenção da vida.
    Uma exposição impactante, que contribuiu com o objetivo do curso, em apresentar as disciplinas de Anatomia, Ciências Morfológicas e Fisiologia, fornecendo consciência aos alunos, na tomada de decisões sobre os cuidados com a saúde e com o próprio estilo de vida.
    Em rede social, os alunos postaram diversas fotos sobre a visita técnica, relatando a experiência única deste momento e a satisfação pela oportunidade oferecida.
    Por Jacqueline Magno T Silva – Coordenadora do curso de Nutrição – FAJ
     
    [fancygallery id=”35″ album=”254″]

    Skip to content