UniFAJ recebe selo de Responsabilidade Sociocultural

UniFAJ recebe selo de Responsabilidade Sociocultural

A UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) recebeu, pela sexta vez, o Selo Instituição Socialmente Responsável, conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A marca certifica que a IES participou da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Para receber o selo, a instituição deve aderir à Campanha e inserir, as informações sobre as atividades, como dados estatísticos e as imagens registradas durante a ação, no SisDia.

Dessa forma, pode divulgar a todos que sua Instituição de Ensino Superior (IES) é uma organização socialmente responsável. Além de estampar em suas publicações, site, folders, informativos e outras peças de divulgação que é comprometida e faz a diferença na educação superior e na comunidade onde ela está inserida.

“A Responsabilidade Sociocultural de uma Instituição de Ensino Superior deve ser medida pelo seu compromisso na condução do exercício de suas funções institucionais – ensino, pesquisa e extensão – e no planejamento e gestão acadêmico-administrativos”, comenta Natália Marangão, gestora do programa Sociocultural da UniFAJ.

“Para isso, é necessária a competência e a eficiência da comunidade acadêmica, a fim de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região em que está inserida, com projetos que promovam a cidadania e a difusão de tecnologias socioculturais, trabalhando em temas que tenham impacto na melhoria da qualidade de vida da comunidade e que estejam vinculados aos cursos e programas de educação superior ofertados, participando ativamente da formação integral do aluno, para além da formação acadêmica e profissional”, explica a gestora.

Reconhecidamente, a UniFAJ e a FAAGROH (Faculdade de Agronegócios de Holambra), que faz parte do mesmo grupo mantenedor, mantêm uma constante dedicação e preocupação com o tema e vem desenvolvendo programas, projetos e ações socioculturais de destaque na região, aproximando as atividades de ensino, pesquisa e extensão à comunidade interna e externa, com iniciativas nas áreas de gestão e negócios, engenharia, tecnologia, direito, saúde, veterinária, entre outras.

Nesse caminho, as IES buscam divulgar e conscientizar as organizações da região sobre os benefícios da prática da Responsabilidade Social Corporativa, envolvendo as instituições em programas socioculturais da comunidade, isoladamente ou em parceria com outras empresas privadas, coletivos sociais, instituições beneficentes e órgãos públicos.

Nesse primeiro semestre de 2018, com dezenas de atividades desenvolvidas em cada um de seus Campi, a atuação da UniFAJ e FAAGROH teve um alcance de aproximadamente 81 mil atendimentos realizados, 2.7 mil docentes e discentes envolvidos, podendo-se assim calcular aproximadamente 84 mil pessoas de impacto social total.