UniFAJ recebe novamente Selo Instituição Socialmente Responsável da ABMES

UniFAJ recebe novamente Selo Instituição Socialmente Responsável da ABMES

A UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna)  recebeu mais uma vez o selo de Instituição Socialmente Responsável pela  ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior). A comprovação aconteceu por meio do certificado de Responsabilidade Social das IES relativo ao período 2019/2020.

Renovado anualmente, o Selo é concedido às instituições de Ensino Superior que aderem à campanha e inserem dados estatísticos e imagens registradas nas ações socioculturais que realizam em prol da sociedade.

“É importante termos esse selo para mostrar, tanto para comunidade acadêmica (nossos alunos, professores, colaboradores) como para o público externo (a sociedade como um todo), que as nossas instituições se preocupam com a questão sociocultural. Que elas (as instituições) têm diferentes inciativas, projetos que acontecem durante o curso, de atividades práticas dos alunos, com foco no conhecimento técnico, mas em benefício da sociedade. A intenção é que esse trabalho, que é chamado de extensão universitária, tenha o foco de levar conhecimento técnico às pessoas que não têm acesso”, comenta a gestora do Programa Sociocultural TOM, Natália Marangão.

“Ser uma Instituição Socialmente Responsável é prova da constante dedicação e preocupação com a responsabilidade sociocultural a partir do desenvolvimento de programas, projetos e ações socioculturais de destaque na região, aproximando as atividades de ensino, pesquisa e extensão à comunidade interna e externa, com iniciativas nas áreas de gestão e negócios, engenharia, tecnologia, direito, saúde, veterinária, entre outras”, acrescenta Natália.

Além da UniFAJ, a UniMAX (Centro Universitário Max Planck) e a FAAGROH (Faculdade de Agronegócios de Holambra), que fazem parte do mesmo grupo mantenedor, também receberam o Selo que atesta o comprometimento da educação superior e a busca pelo desenvolvimento socioeconômico e cultural da região onde está inserida.

Nesse caminho, as IES buscam divulgar e conscientizar as organizações da região sobre os benefícios da prática da Responsabilidade Social Corporativa, envolvendo as instituições em programas socioculturais da comunidade, isoladamente ou em parceria com outras empresas privadas, coletivos sociais, instituições beneficentes e órgãos públicos.

Para a renovação do Selo da ABMES, a UniFAJ cadastrou dados que contabilizaram cerca de 25 mil atendimentos e aproximadamente 2.500 docentes e alunos envolvidos, contribuindo assim para a promoção da cidadania e a difusão de tecnologias por meio de temas que impactam na melhoria da qualidade de vida da comunidade e que são vinculados aos cursos e programas de educação superior ofertados, tornando-se uma oportunidade de fomentar ativamente a formação integral do aluno, expandindo a formação acadêmica e profissional.