UniFAJ recebe estudante da Turquia para estagiar na instituição durante 3 meses

UniFAJ recebe estudante da Turquia para estagiar na instituição durante 3 meses
Por Marina Lopes
Revisão e edição Nathália Ferreira

A UniFAJ recebeu no dia 10 de junho a estudante de Engenharia Industrial da MEF University, Zuleyha Suzen, natural de Istambul (Turquia). A discente ficará na IES por três meses realizando um estágio nos laboratórios de engenharia localizados no campus II. A aluna veio ao centro universitário por meio de uma bolsa de estudos da ABIPE/IAESTE (Associação Brasileira de Intercâmbio Profissioal ou Estudantil) que possui parceria com diversas universidades, inclusive com a UniFAJ.

Segundo Caroline de Rosso, responsável pelo Departamento do Internacional, o processo para a vinda de Zuleyha começou no mês de abril, quando a ABIPE entrou em contato com a instituição a respeito da candidatura da estudante. “A Renata, responsável pela ABIPE, entrou em contato com a gente, dizendo que nós tínhamos sido escolhidos por ela. Desde então o processo foi muito tranquilo e rápido. Nós analisamos toda a documentação e o currículo dela junto ao professor [e assessor da coordenação de Engenharia de Produção], Thiago Augusto, e vimos que o que tínhamos a oferecer era muito compatível com o que ela estava buscando dentro da Engenharia de Produção. Nós a aceitamos”, relata a colaboradora da IES.

Após a validação de conteúdo, Zuleyha iniciou o processo de intercâmbio contando com o apoio e assessoria da ABIPE. “É importante dizer que todos os alunos UniFAJ podem se inscrever no site da ABIPE para terem possibilidade de realizar estágio remunerado fora do país” aconselha Caroline.

Para o professor Thiago Augusto, que irá coordenar os projetos desenvolvidos pela estudante da MEF University, será gratificante essa troca de cultura e afirma que buscará contribuir ao máximo para o crescimento acadêmico da turista. “Vou ensiná-la a projetar e colocar para voar os aeromodelos desenvolvidos”, conta. Zuleyha tem interesse pela área de aviação, sendo esse um dos motivos pelo qual a deiscente escolheu a UniFAJ, pois na grade curricular de Engenharia de Produção consta o desenvolvimento e fabricação de aeromodelos.

Em entrevista, a intercambista garante (em inglês) que está animada para iniciar sua atividade, e espera aprender, ganhar experiência e voltar para a Turquia contando que adorou a experiência que a permitiu fazer amizades que levará para a vida. Sobre aprender português? “Ah, porque não?” risos. Agradecendo a entrevista com um “obrigado”.

Caroline finaliza a entrevista dizendo: “Sabemos a importância de se realizar um intercâmbio e estamos sempre buscando as melhores opções para que cada vez mais, mais alunos possam ter essa experiência. Receber a Zuleyha é uma grande honra e com certeza vamos fazer o possível para que ela tenha uma ótima experiência conosco”, finaliza.