UniFAJ premia prefeitos por incentivo à educação

UniFAJ premia prefeitos por incentivo à educação

Os prefeitos da Região Metropolitana de Campinas e Sul de Minas Gerais estiveram na manhã desta quarta-feira, 8 de maio, no campus II da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) para receberem o prêmio de “Prefeito Educador”. Foram homenageados os chefes dos executivos de Artur Nogueira, Monte Alegre do Sul, Monte Sião, Lindóia, Holambra, Cosmópolis, Conchal, Jaguariúna, Estiva Gerbi, Pedreira, Amparo e Santo Antônio de Posse. O prêmio é concedido pela instituição como homenagem aos prefeitos que implantam políticas públicas que gerem oportunidades concretas para que jovens estudantes possam chegar à faculdade mediante incentivos.

O diretor do campus II da UniFAJ, professor Flávio Fernandes Pacetta, recepcionou os homenageados e, na abertura da cerimônia, destacou a história vitoriosa da instituição de ensino superior em seus 20 anos de existência e parabenizou os prefeitos e seus representantes pela sensibilidade em enxergar a importância que a educação superior tem na vida dos jovens, que buscam um futuro melhor para si e suas famílias. “As cidades parceiras fazem acontecer por uma educação de qualidade e temos grande satisfação em prestar essa singela homenagem aos prefeitos, que têm a grande responsabilidade de administrar fazendo o melhor em todas as áreas”, disse.

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, como anfitrião, agradeceu o reconhecimento da UniFAJ e destacou o trabalho pela educação desenvolvido em suas duas gestões na prefeitura. “É uma honra receber, mais uma vez, o prêmio de Prefeito Educador, concedido pela UniFAJ, e saber que temos motivos de sobra para comemorar. Estamos completando 10 anos de ProUni Municipal em Jaguariúna e isso é motivo de orgulho para nós, pois essa parceria com a UniFAJ começou em 2009, em meu primeiro mandato”, comentou.

O projeto Prefeito Educador vem sendo um sucesso desde 2017. Baseado em uma parceria entre a UniFAJ e prefeituras da região, visa a inovação acadêmica e proporciona a ampliação dos conhecimentos dos professores da rede pública municipal sobre como é construído o processo de ensino e aprendizagem do estudante do ensino superior para que possam, ainda na educação básica, olharem e agirem de forma personalizada para seus alunos, contribuindo com uma aprendizagem mais significativa para essa e as próximas gerações.
Nesse processo, a UniFAJ, através das Municipalidades e suas respectivas secretarias de educação, disponibilizou ao corpo docente da rede pública, bolsas integrais de estudo em cursos de pós-graduação em metodologias ativas de ensino e intermeios no ensino superior, além de cursos de extensão sobre inovação acadêmica, que contribuíram no aprimoramento da educação em nossa região.

Atualmente, o Programa conta com 12 municípios participantes, mais de 550 professores beneficiados pelo Prefeito Educador e aproximadamente 4 mil jovens impactados com essa parceria. “O trabalho, realizado em conjunto entre a academia e a municipalidade, demonstra à sociedade nosso papel de contribuição para a educação, que é a fonte do melhor desenvolvimento de uma cidade ou região e que, gradativamente, mostra seus resultados junto aos índices de desenvolvimento da RMC”, frisou Pacetta.

Conforme o acordo, a UniFAJ promove a participação dos alunos no PROE ENEM gratuitamente, além de oferecer orientação profissional aos estudantes e conceder 50% de desconto nas inscrições do vestibular durante o evento UniFAJ Aberta (que acontece em outubro). A UniFAJ ainda disponibiliza bolsas de estudos para Módulos Específicos de Metodologias Ativas e 20 bolsas de estudos para docentes em pós-graduação para Especialização em Docência. A IES taz também a premiação aos prefeitos que cumprirem as responsabilidades estabelecidas no acordo com o título “Prefeito Educador”.

Em contrapartida, cabe à prefeitura que aderir à parceria promover a divulgação do Curso Preparatório para o Enem no município; fazer a divulgação do programa de orientação profissional ofertado gratuitamente na UniFAJ para estudantes de ensino médio; distribuir dez bolsas para módulos de Formação Continuada Docentes em Metodologias Ativas; responsabilizar-se pela participação, dando transporte a todos os alunos do 3º ano das escolas do município no evento da UniFAJ Aberta, no horário diurno ou noturno; conceder 20 bolsas de pós-graduação de Especialização em Docência aos docentes do município.