UniFAJ forma Conselho Consultivo de Empresários e Executivos

UniFAJ forma Conselho Consultivo de Empresários e Executivos

A UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) deu nesta quinta-feira (30) mais um passo importante na formação profissional dos alunos. A IES instituiu e apresentou o Conselho Consultivo de Empresários e Executivos, formado por representantes de empresas parceiras por meio da Escola de Negócios da UniFAJ, composta pelos cursos de administração, ciências contábeis, gestão de RH, logística e marketing.

“Além de atender as exigências do MEC (Ministério da Educação) em relação aos conteúdos e passar pelas avaliações, nós precisamos ter um vínculo com as empresas para saber qual o perfil profissional que elas demandam. Precisamos saber delas quais são as habilidades e competências necessária para um alunos formado pela UniFAJ possa ser contratado no mercado de trabalho”, declara o diretor acadêmico da UniFAJ, professor Hector Escobar.

Com reuniões semestrais, o Conselho, conforme explica o diretor acadêmico, vai tornar ainda mais efetivo o trabalho desenvolvido pela instituição por meio da Escola de Negócios.

Para Alcely Barroso, executiva da área de ecossistema de educação e relacionamento com universidades da IBM Brasil, é importante que a empresa esteja próxima da universidade porque o mercado demanda alguns perfis de profissionais. “E estar próximo da universidade faz com que a gente entenda o perfil do aluno que está sendo formado. Se o aluno sai preparado com a realidade do mercado e vai ter mais chances de inserção”, comenta.

A diretora da CNA Jaguariúna, Sílvia Azevedo, cita que a parceria com a UniFAJ já foi consolidada há algum tempo. “Para nós é importante ver de perto o que está acontecendo na universidade. Essa troca de experiências é muito importante”, defende.

Vlademir Carvalho, diretor do comercial da Abbott, elogiou a iniciativa por considerar um projeto muito interessante e agregador. “O mundo acadêmico está preparando o profissional que o mercado demanda. Portanto, é importante saber o que está acontecendo nesse mundo. E com uma parceria como essa, vemos os dois lados sendo bem atendidos: os profissionais que estão chegando ao mercado, buscando se desenvolver, e as organizações sabendo disso e podendo mostrar o que espera desse profissional.”

A médica veterinária Nazaré Simões Lisboa, proprietária da Consuitec, ressalta que o importante é poder agregar valor sempre, principalmente valorizando pessoas. “Nosso maior interesse de estarmos aqui é abrir novos horizontes, entender a abertura que tem no mercado com outras empresas para trocar informações”, acredita Nazaré.

A aproximação com a universidade também foi enfatizada por Camila Murakawa, diretora do centro de serviços compartilhados da AmBev. “O Conselho é importante para aproximar a empresa da universidade. Isso ajuda na formação dos alunos para que depois a gente possa colher os benefícios.”

“É importante a participação no Conselho porque nós sabemos o quanto podemos levar conhecimento e preparar mão de obrar para a empresa. Pesamos mais em entregar do que receber”, disse Mateus Sampaio, coordenador de TI da Ypê.

Os membros que formam o Conselho Consultivo de Empresários e Executivos são: Rogério Oliveira (Yunus Brasil), Vlademir  Bastos de Carvalho (Abbott), Rodrigo Pimentel (Google), Robson Gonçalves Bhering (Santander), Mateus Sampaio (Ypê), Camila Murakawa (AmBev), Décio Peccin (CNA) e Alcely Barroso (IBM).

 

Espaço Coworking

A inauguração do espaço Coworking da UniFAJ, localizado no campus I da instituição, no dia 30, contou com a presença de colaboradores das empresas parceiras da Escola de Negócios, composta pelos cursos de administração, ciências contábeis, gestão de RH, logística e marketing.

De acordo com a Escola de Negócios, os espaços de Coworking são ambientes voltados para fomentar o desenvolvimento de projetos e a criação de startups entre alunos dos diferentes cursos da instituição. Na UniFAJ, seu funcionamento não será diferente, os alunos e Alumni poderão fazer uso do espaço para criar projetos empreendedores, contando também com a assessoria dos professores do centro universitário, do programa acadêmico PROIDEIA e dos conselheiros, que são das empresas multinacionais: Abbott, Yunus Brasil, Google, Santander, Ypê, Ambev, CNA, IBM e Consuitec.

O diretor acadêmico de unidade, professor Hector Escobar, contou aos presentes que o Coworking da UniFAJ terá mais uma função, será um local de apoio as aulas práticas dos cursos do campus, sendo uma sala de Metodologias Ativas. “Nós teremos diariamente, à noite, um espaço para os professores, e no período da tarde, os Alumni podem fazer propostas de projetos que serão avaliados por uma comissão externa, e se aprovados terão o direito de utilizar o espaço para o desenvolvimento dessa ação, estimulando assim o empreendedorismo”, frisou o docente.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful