Equipe de basquete da UniFAJ fecha como vice-campeã paulista no Jogos Universitários 2019

Equipe de basquete da UniFAJ fecha como vice-campeã paulista no Jogos Universitários 2019

Após ter se consagrado campeão da Conferência de Campinas dos jogos Universitários, o basquete da UniFAJ adquiriu o direito de participar  do evento FINAL FOUR da FUPE, realizado no dia 06 de outubro no Centro Olímpico de treinamento e Pesquisa (COTP), na cidade de São Paulo.

O evento esportivo envolveu as equipes da UniFAJ, representando a conferência de Campinas; UFSCAR, representando a conferência de São Carlos; FPG (Faculdade de Praia Grande) representando a conferência de Barretos.  Cada equipe jogaria 2 jogos, consagrando-se aquela de maior pontuação. A UniFAJ venceu a UFSCAR pelo placar de 59 x 48 e em seguida perdeu para FPG, pelo placar de 67 x 58, ocupando o 2º lugar e se tornando a equipe Vice-campeã Paulista de 2019.  

A equipe de lutas também obteve conquistas importantes. No dia 22 de setembro, o aluno de Educação Física Peterson Mello, após as fases de classificações, consagrou-se campeão Paulista na categoria, deixando a UniFAJ no 2º lugar no pódium geral.  No futsal masculino e feminino, as equipes fecharam em 3º lugar. O masculino repetiu a campanha de 2018 e o feminino teve uma boa estreia na competição Universitária. 

As equipes esportivas são formadas por alunos de diversos cursos da UniFAJ, que durante o ano são selecionados por meio de uma baterias de testes e treinamentos acompanhados por professores da área. Segundo o professor Adinã Fernandes Leme, a   importância do projeto universitário de esportes está na integração entre os alunos de cursos diferentes, que são igualmente envolvidos na práticas esportivas escolhidas. “O curso de Educação Física promove aos estudantes o envolvimento prático, acompanhado da formação estruturada das comissões técnicas, que propõe uma aprendizagem efetiva de treinamentos técnicos esportivos, seguido de estudos de condicionamento e comportamento físico de cada atleta junto à equipe de Fisioterapia”, diz o professor.

Todo o trabalho é orientado pelos professores João Guilherme Schiminazzo, Adinã Fernandes Leme, Danilo Ciaco Nunes e Paula Simarelli; sob responsabilidade do coordenador do curso de Educação Física, professor Taiguara Bertelli Costa.