UniFAJ celebra Dia Internacional da Síndrome de Down com palestras e conscientização

UniFAJ celebra Dia Internacional da Síndrome de Down com palestras e conscientização

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que acontece em 22 de março, os alunos da instituição participaram do evento para celebrar a diversidade, organizado pelo NIAC e pelo curso de Educação Física, e que contou com a presença do aluno UniFAJ, Marcelo Meneghini que possuiu Síndrome de Down. Além disso, contou com a presença do diretor da APAE de Jaguariúna, Nelson Roberto Patrocínio da Silva.

Segundo Nelson, é um sonho que uma instituição dê apoio aos alunos com Síndrome de Down. “Nós precisamos que isso aconteça. Isso aqui [o evento] é uma prova de que, se estimulados desde o início, eles conseguem galgar futuros brilhantes”, aponta, e completa que com ações assim mostram a sociedade que pessoas com essa síndrome são capazes de realizar o que desejam.

Finalizando o evento, a mãe do aluno do curso de Educação Física, Marcelo Meneghini, Maria Teresa Meneghini, comenta um pouco como é essencial que haja inclusão nos ensinos superiores hoje em dia. “Eu me sinto aliviada. Imaginar que meu filho iria para uma universidade que não conhecia ninguém, um mar de gente; e ai quando chego aqui, e vejo tudo isso [o evento em comemoração ao dia], eu me sinto muito feliz”, finaliza Maria.