Turmas de Farmácia da FAJ assistem palestra sobre Oncologia Translacional

Turmas de Farmácia da FAJ assistem palestra sobre Oncologia Translacional

Os alunos do terceiro e quinto semestre de Farmácia da Faculdade de Jaguariúna se reuniram no dia 13 de abril, no anfiteatro do Campus II, para assistir a palestra Oncologia Translacional no Brasil do especialista em Anatomia Humana, Carcinogênese Urogenital, Uropatologia e Desenvolvimento de Fármacos, com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado pelo Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Wagner José Fávaro.

A atividade teve como objetivo complementar o conteúdo abordado na disciplina de Fisiologia Humana, ministrada pela professora Maruska Neufert, que considerou a palestra importante aos alunos devido se tratar de um assunto inovador e atual. “A palestra deu uma visão geral dos desafios na pesquisa científica e mostrou para os alunos o quanto podemos avançar na Ciência com o desenvolvimento de novas formulações e novas moléculas para introduzir no tratamento de diversos tipos de cânceres, principalmente nos tipos mais agressivos (bexiga, pâncreas, intestino grosso)”, conta a colaboradora FAJ.

A abordagem do professor, Wagner, na palestra teve como foco a medicina translacional que é uma área muito usada no exterior e recentemente no Brasil um grupo de pesquisa coordenado pelo palestrante, introduziu o tema no país. Esse ramo de estudo visa agilizar a transferência de resultados de pesquisa básica para pesquisas clínicas, a fim de produzir benefícios para a comunidade como um todo. Outro ponto foram alguns tipos de câncer do trato urogenital, em especial, o câncer de bexiga, que é extremamente agressivo e atualmente, tem disponível como tratamento no mercado, apenas a vacina BCG.

Por fim, o coordenador do Laboratório de Carcinogênese Urogenital e Imunoterapia (LCURGIM) no IB da UNICAMP, abriu as portas do local para os alunos da Faculdade de Jaguariúna que queiram trabalhar na área de pesquisa.