Trabalho do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK é aprovado para integrar o conjunto de iniciativas Nursing Now Brasil

Trabalho do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK é aprovado para integrar o conjunto de iniciativas Nursing Now Brasil

A Nursing Now é uma campanha global que visa melhorar a saúde, elevando o perfil e status da enfermagem em todo o mundo e é executada em colaboração com a Organização Mundial da Saúde e o Conselho Internacional de Enfermeiros

 

“Construção do Código e Comissão de Ética do Curso de Graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior” é o título do trabalho elaborado pelo curso de Enfermagem da UniFAJ (Grupo UniEduK) aprovado para integrar o conjunto de iniciativas Nursing Now Brasil.

De acordo com a organização, a Nursing Now é uma campanha global que visa melhorar a saúde, elevando o perfil e status da enfermagem em todo o mundo. Executada em colaboração com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Conselho Internacional de Enfermeiros, a Nursing Now busca capacitar profissionais da enfermagem para assumirem seu devido lugar ao centro dos desafios de saúde do século XXI e maximizar sua contribuição para alcançar a Cobertura Universal de Saúde.

Sob coordenação da professora Dra. Carla Silveira, o trabalho da UniFAJ selecionado pela organização consiste em ensinar os conteúdos éticos sociais e profissionais, ressaltar a enfermagem como prática social e despertar nos estudantes da graduação, o compromisso com a profissão. “A sociedade global tem vivido uma crise ética sem precedentes. Esta crise atinge diretamente as relações sociais e profissionais e tem reflexos na vida acadêmica, identificadas pela gestão do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK”, conta.

“O Código e Comissão de Ética está sendo elaborado pelos discentes do 6º semestre do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK. Estes documentos servirão de norma de conduta a toda comunidade acadêmica do curso e ajudarão a solucionar situações conflitantes”, explica a docente.

Durante o 2º semestre de 2020, duas equipes de estudantes elaboraram os documentos, que foram avaliados pelos seus pares e supervisionados pela docente da disciplina de Bioética. “Em 2021 entrarão em vigor, após aprovação da comunidade acadêmica e a eleição dos representantes para a comissão de ética. Ao longo do semestre percebemos a mudança no comportamento dos estudantes do 6º semestre: estão mais respeitosos e éticos”, destaca a professora.

Outro ponto importante levantado pela docente é a importância desse trabalho para os alunos e a sociedade. “Para os estudantes é a oportunidade de refletir e exercitar o Código de Ética Profissional. Para a sociedade o ganho se dará quando tivermos profissionais melhor preparados eticamente e comprometidos com os valores e direitos humanos universais. Indiretamente reduziremos também a violência psicológica, assédio moral e bullying na comunidade acadêmica”, ressalta a professora Carla.

Ela também salienta a importância da UniFAJ integrar o conjunto de iniciativas da Nursing Now Brasil. “É um reconhecimento nacional a um projeto inovador, não há nenhum assim no Brasil. Estamos fazendo história ao construirmos um Código de Ética para o curso, bem como a Comissão de Ética para resolução de situações conflitantes e desrespeitosas”, enfatiza.

Segundo a coordenadora do GT Nursing Now Brasil, a enfermeira Dra. Isabel Amélia Costa Mendes, as iniciativas serão certificadas durante o Fórum de Convergência e Fortalecimento das Metas da Campanha previsto para ocorrer em fevereiro de 2021.

 

Vestibular Continuado

O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.

Inscreva-se! – Vestibular Continuado

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

Crédito Imagem: Nursing Now Brasil