Serviço de Inspeção Municipal é o novo selo em parceria da UniFAJ com prefeitura e produtores rurais

Serviço de Inspeção Municipal é o novo selo em parceria da UniFAJ com prefeitura e produtores rurais

Foi firmada uma nova parceria entre a UniFAJ, a Prefeitura Municipal de Jaguariúna e os produtores rurais da região visando garantir a qualidade e segurança dos produtos produzidos, criando assim o Serviço de Inspeção Municipal – SIM. O acordo foi assinado dia 17 de abril, contanto com a presença do diretor de Unidade da UniFAJ, Flávio Fernandes Pacetta e a coordenadora dos laboratórios da instituição, Ilza Ribeiro Amorim, além das autoridades municipais, como o prefeito Márcio Gustavo Reis e a vice-prefeita, Rita Bergamasco.

O projeto oferece um selo de qualidade, o SIM, aos alimentos produzidos por agricultores da região e o teste será feito nos laboratórios da UniFAJ e realizado pelos seus colaboradores.

Conforme explica o professor Flávio Pacetta, o SIM poderá desenvolver a micro-produção rural familiar gerando empregos e dando subsistência sustentável para várias famílias da região. “Além de criar um campo de estudos para desenvolvimento dos mais diversos projetos na área, possibilitando que diversos cursos integrarem seus alunos e professores nessas dimensões, auxiliando o aperfeiçoamento e desenvolvimento”, aponta o diretor.

O foco do SIM é que os produtores rurais possam comercializar seus produtos derivados de leite e de origem animal, e assim, serem vendidos nacionalmente, após os procedimentos e sedimentação do sistema.