Semana da Engenharia Civil – SEMEC 2018: evento organizado por alunos UniFAJ oferece palestras e mini cursos

Semana da Engenharia Civil – SEMEC 2018: evento organizado por alunos UniFAJ oferece palestras e mini cursos

Entre os dias 26 de setembro a 2 de outubro, os alunos do curso de Engenharia Civil tiveram a oportunidade de aprofundar seus estudos teóricos e práticos lecionados nas disciplinas do curso durante a I Semana da Engenharia Civil – SEMEC 2018.

Foram cinco dias com diversas atividades, entre palestras e workshops, disponíveis para todos os alunos do curso de Engenharia Civil ou interessados que se inscreveram para participar.

Segundo a coordenadora do curso, Natália Lo Tierzo, o evento de 2018 teve o diferencial de ser totalmente organizado pelos alunos. “Dessa forma, os alunos puderam escolher as palestras e mini cursos que mais interessam à eles e sentir as dificuldades de se organizar um evento. Por este motivo, nomeamos este evento como 1º SEMEC”, explica a docente.

A abertura do evento foi coordenada pelo gerente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo – CREA-SP, Valdir Zarpelo, explicando seus diversos conceitos, o que é, e como trabalha tal conselho. O engenheiro, durante sua fala no evento, explica a necessidade de a área de engenharia civil ter uma administração com o CREA.

Durante o evento, os alunos participantes acompanharam palestras que abordavam assuntos atuais e de vivência do profissional da área civil. Entre as programações, estava a aula com o engenheiro Rangel Lange, que aplicou um mini curso sobre TQS na construção civil. Nele, os estudantes trabalharam com o software de cálculo estrutural, TQS, que é usado para desenvolver projetos estruturais de residências e edifícios com concreto armado e alvenaria estrutural, e com o palestrante, os participantes desenvolveram um projeto estrutural, contemplando e descobrindo todas as ferramentas que tal software oferece.

 “Na faculdade a gente aprende os conceitos e aprende a fazer na mão, mas no dia a dia a gente precisa de agilidade nos projetos, então o software (TQS) da principalmente esse ganho. Esse primeiro contato, na faculdade, com esse software… Bem, nem todos têm essa oportunidade. Então esse contato já via trazer uma visão mais ampla do mercado”, finaliza o palestrante.

A programação do SEMEC contou com uma mesa redonda de alumni de Engenharia Civil da UniFAJ, além mais de 15 palestras e mini cursos, todos ministradas por profissionais da área. As palestras foram: Curso de primeiros socorros, com o instrutor Fabio Souza; Renovias – Investimentos e melhorias na malha viária, Rogério Cezar Bahú; Geração Fotovoltaica e Sustentabilidade, com o engenheiro Thiago Raimudo; Fiscalização de obras – CREA SP, com o presidente do conselho Vinicius Marchesi e o engenheiro José Dutra; Interpretação de projetos, professor Éder Sabino; DOCOL- Sistemas Construtivos, com o engenheiro Murilo Rocha; Burocracia, eu te amo –  Como aprovar Projeto Arquitetônico na Prefeitura Palestrante, com a profissional Leila Savane Brito; curso de Gesso Acartonado ( Draywall), engenheiro civil Roberto Nogawa Fonzar; palestra e aula prática de Investigações Geotécnicas: Sondagem a Percussão – HELIX, com os professores e engenheiros Douglas Constancio  e Lucas A. Constancio; Mercado da Construção Civil e Empreendimentos Imobiliários  Diretor da Napoli Emprendimentos, com Leonardo Zaniboni; Sistemas De Prevenção e Combate à Incêndio, com José Maria Valentino Junior; curso de Excel, com o professor Renan Branco; Curso de Revit pela Empresa TECGRAF, com o palestrante Gabriel Carvalho; Panorama do saneamento básico no Brasil, com a profissional Mylena Spina e  Construção na prática: o dia a dia do canteiro de obras e o mercado de trabalho, com o engenheiro Ricardo Gomes e Bruno Esteves.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful