Semana Acadêmica de Farmácia, a SAFAR, movimenta campus II da UniFAJ

Semana Acadêmica de Farmácia, a SAFAR, movimenta campus II da UniFAJ

A Semana Acadêmica de Farmácia – SAFAR 2018 da UniFAJ foi realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, no campus II do centro universitário, reunindo farmacêuticos de diversas áreas de atuação, que foram convidados pelos alunos da comissão organizadora, formada por discentes de todos os semestres do curso.

Abrindo a programação 2018 da SAFAR, o farmacêutico bioquímico e coordenador Científico da Consulfarma, Dr. Luiz Moreira abordou o tema Suplementação Esportiva e buscou orientar os futuros profissionais sobre as novas legislações de desenvolvimento de produtos, que foram instituídas em julho deste ano e que de acordo com Moreira, o mercado mudou após essa decisão. Outra abordagem do Farmacêutico foi a atuação do profissional desta área na suplementação esportiva e a prática clínica. “O farmacêutico pode prescrever suplementos alimentares na dose correta de acordo com o que seu paciente necessita, atendendo de maneira adequada sem interferir na dieta”, explicou.

O segundo dia de palestras ficou por conta do Dr. Lucas Portilho, que também é farmacêutico e diretor Científico da Consulfarma, que falou sobre os Cosméticos Aplicada a Área da Saúde. De forma interativa, o profissional apresentou diversos dados aos estudantes, como a leitura correta de uma fórmula dos protetores solares disponíveis no mercado e revelou que os melhores produtos são os brasileiros e europeus.

Ainda no dia 24, o Dr. Neto Montaguinini, da Consulfarma, explorou o tema Farmacêutico Empreendedor. “Os futuros farmacêuticos têm uma visão um pouco errada sobre a atuação deles, acreditam que a indústria é o principal ramo de atuação, eles esquecem de outras vertentes que faz todo sentido, quando falamos de rentabilidade e futuro, como o mercado de manipulação”, contou Montaguinini.  O palestrante revelou que uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia apontou que apenas 6% dos farmacêuticos brasileiros vão para a farmácia de manipulação e Neto afirmou que uma farmácia de manipulação no Brasil fatura em média 800 mil reais/ano, com lucro de 20%. A atividade aplicada pelo farmacêutico teve o objetivo de mostrar esse mercado que está pronto para ser explorado pelos profissionais da área e passarem a enxergar o mercado de maneiro diferente, mas já adianta que o grande desafio que enfrentarão, será a parte de gestão empreendedora.

No mesmo dia, os alunos da comissão organizadora distribuíram material gráfico aos presentes sobre Anemia na Gravidez.

Encerrando a programação, no dia 25, os estudantes de Farmácia da UniFAJ tiveram diversas opções de atividades em variados locais no campus II. A Dra Polyana Oliveira Iricevolto, falou em sala de aula sobre os Medicamentos Veterinários e a Dra Viviane Ferra, na área do mezanino, promoveu uma Ginástica Geral. O professor da casa, Dr Ricardo Alexandre Hackime, ministrou uma oficina sobre a Manipulação de Sabonetes Sólidos, no laboratório de Farmácia e a farmacêutica Dra Juliana Stucchi Drabek, proferiu uma palestra sobre o Desenvolvimento de Maquiagem, que é mais uma área de atuação dos profissionais graduados em Farmácia.

Durante sua apresentação, Drabek mostrou aos estudantes os tipos de acabamento de produtos de maquiagem, como batom, rímel e base e contou brevemente a história da maquiagem no mundo e no Brasil. Outro ponto, foi a explicação da diferença entre os materiais usados em manipulação de creme e de maquiagem. “Diferença entre pigmentos e corantes, que é confundido pelas pessoas e acabam usando matérias primas erradas, por isso elas (produtos) não duram”, frisou Dra Juliana. Sobre o mercado de trabalho, a convidada revelou que é uma área integrada por grande parte por químicos, sendo poucos os farmacêuticos, mas afirmou que é necessário ter um profissional de Farmácia dentro da indústria e cosmético, pois eles possuem conhecimento sobre estudo de pele, teoria que não é estudada pelos químicos.

A SAFAR movimentou o campus II do Centro Universitário de Jaguariúna e reuniu estudantes de todos os semestres do curso, promovendo momentos de reflexão, discussão e de ampliação dos conhecimentos teóricos na prática. A coordenação foi do professor André Lisboa Rennó e a abertura da SAFAR foi realizada pelo diretor acadêmico, professor Flávio Fernandes Pacetta. 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful