Sarau Por Você Eu Falo emociona o público e lota anfiteatro

Sarau Por Você Eu Falo emociona o público e lota anfiteatro

No dia 25 de outubro, os alunos do 2ºsemestre de Psicologia da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna promoveram mais uma edição do sarau Por Você Eu Falo no campus II da IES, reunindo centenas de alunos de todo o curso.

 Os temas abordados foram Mulheres, Idoso, LGBT, Professor, Autismo, Gordofobia, Depressão, Negro, Empregada e Feminicídio. “[os alunos] se organizaram em grupos para tratar de temas que envolvessem o objetivo do Sarau que é  dar voz àqueles que não estão em situação de exclusão e/ou preconceito. Daí o título,  Por você eu falo”, explica a professora Valéria Pagnan que coordenou o evento.

 Ao todo 55 alunos subiram no palco para uma demonstração artística, como conta a docente. “Os alunos são convidados a pensar no evento como um todo e ficam responsáveis também pela captação do público externo. Os alunos de Psicologia dos demais semestres também gostam de prestigiar os colegas. O sucesso está na proposta de falar sobre temas que afetam a todos na dimensão social e em  valores como respeito e empatia. Além, é claro, de ser uma demonstração do potencial artístico dos nossos alunos”.

 No evento, os alunos exibiram depoimentos de pessoas que convivem com pessoas autistas, como o apresentador Marcos Mion. “Nenhum ser humano que conheci tem a capacidade de amar e de trazer o amor de dentro para fora. O autismo tem isso encanta quem esta ao redor são anjos colocados na terra para gente poder lembrar do que realmente vale a pena na vida”, declarou o artista em um vídeo disponibilizado na internet e exibido no Sarau.

 O grupo que abordou a depressão trouxe a clássica frase “é só uma fase, daqui a pouco passa”. Os alunos buscaram esclarecer aos presentes que Depressão é um problema de saúde e pediram empatia com pequenos gestos de compreensão.

 O sarau Por Você Eu Falo já é tradição no curso de Psicologia e mobiliza toda a comunidade acadêmica que reserva o dia para debater e refletir sobre assuntos sociais.