Projetos Temáticos: o conhecimento técnico aprimorado pela prática

Projetos Temáticos: o conhecimento técnico aprimorado pela prática
Por Bruno Felisbino
Um dos grandes momentos da Semana da Engenharia da FAJ – Ciclo de Estudos das Engenharias e Tecnologia (VIII CENGE) – aconteceu na última quinta-feira, 22, quando os alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação Industrial apresentaram os projetos temáticos desenvolvidos no segundo semestre de 2013. Novamente, o Campus 2 foi palco de um show de criatividade e originalidade de projetos.

Foram apresentados 91 projetos nas diversas mostras, relacionados aos temas: estruturas treliçadas, materiais para engenharia, robótica móvel, CNC,  sistemas hidro-pneumáticos,  automação de máquinas/processos – mini fábrica e guerra de robôs.

Um exemplo do alto nível dos trabalhos foi o projeto pneumático para teste de cabos e tomadas elétricas, desenvolvido pela equipe do aluno Anderson Forgatti.

“Nosso projeto tem a finalidade de testar a continuidade e o curto circuito destinado a identificação de falhas da produção de cabos e chicotes elétricos. Com isto é possível garantir a qualidade da produção, reduzindo custos e consequentemente gerando aumento nos lucros. A má qualidade de cabos de energia elétrica pode ocasionar inconvenientes aos mais diferentes dispositivos, causando desde pequenas alterações no funcionamento de equipamentos até a interrupção do fornecimento de energia. Para minimizar isso, nossa intenção foi desenvolver um equipamento para testar estes cabos”, explicou Anderson.

A grande novidade da Mostra de Projetos Temáticos deste ano foi a inauguração da arena para a realização da Guerra de Robôs, promovendo batalhas entre engenhocas de até 1,5 Kg com suas armas de luta. A competição entusiasmou os alunos e atraiu a atenção dos visitantes da Mostra.

‘APRENDER FAZENDO’

Para o coordenador dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação Industrial da FAJ, Prof. André Mendeleck, os alunos corresponderam às expectativas do corpo docente e fizeram valer a máxima do “aprender a fazer fazendo”.

“Os professores e alunos, em interação ativa, buscam a eficácia no processo de aprendizado empreendedor, contextualizando as atividades teóricas, manifestadas no desenvolvimento de projetos temáticos que visam a resolução de problemas relacionados com a área de controle e automação industrial”, afirma o coordenador.

“Assim, o aluno e futuro profissional  graduado pela FAJ destaca-se no mercado de trabalho  pela sua visão inovadora e empreendedora, tornando-se agente transformador, com habilidades e competências para desenvolver projetos mecatrônicos, pautado sempre no rigor técnico científico, na postura ética e de liderança na condução de equipes”, acrescenta o Prof. Mendeleck.

“Parabéns a todos os professores, alunos, funcionários e comunidade acadêmica da FAJ que  colaboraram para a realização e o sucesso das atividades”, finaliza.