Projeto Wolrdwise estimula a troca de conhecimento cultural entre países por meio de videoconferência internacional

Projeto Wolrdwise estimula a troca de conhecimento cultural entre países por meio de videoconferência internacional

 Durante dois meses, os alunos da UniFAJ participaram do projeto Worldwise com o objetivo de desenvolver conversas e debates culturais sobre temas específicos entre estudantes da instituição e universidades do exterior. Os alunos e professores dos cursos de Gastronomia e Arquitetura e Urbanismo participaram das conversas, que aconteceram por meio de videoconferência.

 A primeira reunião ocorreu com a Universidad Piloto de Colombia, contando com a participação dos alunos do curso de Gastronomia e o coordenador, Marcus Camolezi. Os alunos inicialmente gravaram a preparação de pratos tipicamente brasileiros para mostrar aos estudantes da Colômbia por meio de uma videoconferência.

 Já o segundo encontro aconteceu com as instituições East Carolina University, dos Estados Unidos e a Tours University, da França, abordando o tema “Fashion” com os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFAJ.

 Finalizando os intercâmbios deste ano, os alunos da Ural State Pedagogical University, da Rússia participaram do debate sobre “Artes”, exibindo obras famosas de museus e contando um pouco da história artística do país. Para uma troca de cultura complementar, a UniFAJ mostrou todos os projetos e intervenções dos alunos de Arquitetura da instituição.

 Segundo o responsável pelo Internacional da UniFAJ, Andre Serra, essas experiências foram muito interessantes, com uma interação divertida entre as universidades.

 Para 2018, o colaborador conta que já há ideias e países que irão participar de um novo Worldwise, com temas inovadores. Já para a primeira videoconferência do ano, será escolhido o curso de Educação Física da UniFAJ.