Alunos UniFAJ por meio de projeto social revitaliza área do Lar do Idoso São Vicente de Paulo

Alunos UniFAJ por meio de projeto social revitaliza área do Lar do Idoso São Vicente de Paulo

A ação social Reconstruindo, reuniu cerca de 70 alunos de Engenharia Ambiental e Arquitetura e Urbanismo da UNIFAJ, para desenvolver um projeto de revitalização de área verde no Lar do Idoso São Vicente de Paulo em Santo Antônio da Posse.

Desde o último semestre de 2016, as equipes estão desenvolvendo o projeto que tem como objetivo proporcionar aos moradores do Lar um ambiente mais harmonioso, limpo, que dê prazer, alegria e conforto, segundo a coordenadora de Engenharia Ambiental e professora de Paisagismo, Claudia Vaamonde Villar Siqueira.

Foram apresentadas 11 propostas e somente três foram selecionados, pois de acordo com Claúdia, priorizaram o custo e foram mais adequados.  “A coerência com a realidade e aplicabilidade do projeto são requisitos importantes para efetivação do mesmo”, explicou a colaboradora FAJ.

Os futuros arquitetos e engenheiros ambientais foram orientados a pensar no cliente e visitar o local diversas vezes para estudar o espaço oportunizando a análise do ambiente buscando soluções simples para vários problemas, como o descarte incorreto de lixo.

Não será apenas um benefício socioecológico, mas uma ação de Educação Ambiental, conta a Coordenadora que está agendando para agosto uma reunião com os responsáveis do local para escolher, entre os três projetos, qual será viável para implantação e até dezembro os alunos, juntamente com Claudia, irão capitar parcerias para implantar a revitalização. “A realização do projeto só será possível se tivermos a participação da engenharia civil, dos parceiros e dos alunos de Engenharia Ambiental e Arquitetura”, revela e complementa. “Será uma transformação de sonho em realidade para todos os envolvidos que irão propiciar a qualidade de vida aos idosos”.

Claudia Vaamonde é engenheira agronômica, pós-graduada em Administração Rural e mestre em Agricultura Tropical e Sub-tropical com ênfase em Tecnologia de Produção Agrícola.