Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Projeto Prefeito Educador capacita profissionais da rede municipal educação das cidades da região de Jaguariúna

    Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ firma parceria com prefeituras e oferece bolsas 100% para curso de pós-graduação aos professores municipais

    Em parceira com as prefeituras da RMC e do sul de Minas Gerais e visando a melhoria do índice de educação dos municípios, a UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna, capacita professores da rede municipal de ensino por meio do curso de pós-graduação Metodologias Ativas que é ofertado gratuitamente aos docentes através do projeto Prefeito Educador da instituição de ensino.

    E com base nos conhecimentos adquiridos nas aulas, as professoras das escolas municipais de Jaguariúna, Daniella Martins e Jaqueline Santos, compartilharam com aproximadamente 350 docentes, no dia 13 de setembro, as novidades das metodologias de ensino que são baseadas na tecnologia que busca a eficiência na hora de ensinar os alunos.  Daniella já está no último módulo do curso da UniFAJ e comenta que a experiência tem norteado a professora a respeito de algumas ferramentas que não tinha conhecimento e incentivado a pesquisar mais sobre outras metodologias. “Ela (educação) precisa ser baseada nas Metodologias Ativas, estamos com tudo digitalizado. Esses nativos digitais tem um jeito, habilidades de pensar e de raciocinar diferente. Na verdade, temos que se adequar a essa geração”, conta.

    Para uma das coordenadoras do curso, a professora Mara Lopes, saber que suas alunas estão repassando o conhecimento para capacitar os demais professores é gratificante. “É muito importante contribuir com o conhecimento a respeito das metodologias ativas, abordagem pedagógica que a UNIFAJ já trabalha há vários anos e que ganhou maior destaque em 2015 após o consórcio com o STHEM Brasil”, comenta. O consórcio permite conhecer as tendências na área de metodologias de ensino, e além da parceria com o STHEM, o centro universitário é Google for Education, ou seja, as ferramentas desse sistema são liberadas para uso dos alunos e colaboradores da instituição.

    Mara ainda ressalta que o objetivo do curso é a troca de conhecimentos e dessa forma contribuir para a formação continuada dos professores da rede municipal e também no seu processo de ensino e aprendizagem dos alunos, os quais terão contato com formas mais dinâmicas e participativas de estudar e realizar atividades.

    A funcionária pública, Daniella, elogia a iniciativa do centro universitário de fechar parcerias com as prefeituras para o aperfeiçoamento dos docentes. “É ótima essa iniciativa, porque muitas vezes o professor não se aperfeiçoa por falta de condições financeiras já que são cursos caros. Percebemos que tem a preocupação da prefeitura em formar esses profissionais para melhorar a educação e o professor está buscando a capacitação porque ele sabe o aluno que tem em sala de aula”, conta.

    Skip to content