Projeto da UniFAJ “Escola de Esportes” leva equipes de futsal a competição municipal

Projeto da UniFAJ “Escola de Esportes” leva equipes de futsal a competição municipal

Nos dias 5 de outubro e 9 de novembro, as equipes formadas pelos projeto de Extensão Escola de Esportes da UNIFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna participaram pela primeira vez da competição Internúcleos de Futsal promovida pela SEJEL (Secretária de Esportes de Jaguariúna). Os times são formados pelos alunos da Escola Municipal Oscarlina Pires Turatto, sendo duas categorias, sub 12 e sub 14h.  As atividades das equipes são desenvolvidas pelos alunos do curso de Educação Física que também fazem parte do Grupo de Estudos em Futebol e Futsal (GEFF/UNIFAJ).

O objetivo da participação na competição é aprimorar o desenvolvimento das crianças no envolvimento com o esporte a partir da expectativa das aulas desenvolvidas pelos alunos e professores. O projeto Escola de Esportes da UNIFAJ, existe há três anos, com encontros aos sábados e atende uma demanda de 30 crianças

Para os alunos do curso de Educação Física, a experiência de estar próximo a este projeto é de grande importância, pois proporciona o conhecimento do ensino pedagógico e da técnica de forma prática. Compreendendo as ações da modalidade como um todo, trabalhando os aspectos: técnico-tático do jogo, obtendo qualidades na coordenação, no raciocínio e compreensão do jogo. O projeto também aborda as questões sociais, de respeito, liderança e ética. Propicia a experiência prática do desenvolvimento das interações do treinamento de futsal, bem como o entendimento das dificuldades e o reconhecimento prático do desenvolvimento das habilidades.

O grupo de Estudos (GEFF) e o Projeto de Extensão Escola de Esportes é supervisionado pelos professores Adinã Fernandes Leme, João Guilherme C. Chiminazzo e Taiguara Bertelli Costa. As aulas são realizadas aos sábados a partir das 9h e são abertas para a participação dos alunos do curso de Educação Física da UNIFAJ.