Projeto Adoles-sendo oferece atividades integrando famílias em torno do tema da adolescência

Projeto Adoles-sendo oferece atividades integrando famílias em torno do tema da adolescência

No próximo dia 9 de novembro, das 14h às 17h, será realizado no Parque dos Lagos em Jaguariuna o Projeto adoles-sendo. Este projeto foi concebido numa iniciativa interdisciplinar de docentes do curso de Psicologia da UniFAJ, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaguariúna, e visa trabalhar o tema da adolescência em suas especificidades de forma a reconhecer o potencial da faixa etária, desmistificar as concepções de adolescente como problema e valorizar ações de prevenção e promoção de saúde a partir da Psicologia como Ciência e Profissão. A adolescência e a juventude constituem-se como etapas idealizadas da vida humana no mundo atual e, ao invés de pensar que existe uma forma normal de vivenciar esta etapa do desenvolvimento, podemos pensar em muitas adolescências, produzidas por condições históricas e culturais diversas.

É período de muitas inquietações que se expressam por ambivalências tais como rebeldia e liberdade, ao lado de controle e responsabilidade, vontade de ser criança e ser adulto ao mesmo tempo. Foi Erikson (1976) que formalizou o conceito de adolescência e caracterizou como fase especial do processo de desenvolvimento na qual a confusão de papéis e as dificuldades para estabelecer uma identidade própria a marcavam como “um modo de vida entre a infância e a fase adulta. A coragem, a luta para vencer na vida, o processo de construir-se a sim mesmo, ser independente, tomar suas próprias decisões e se responsabilizar por elas, são valores presentes nos grupos juvenis e os jovens são capazes de perceber essa força e sonhar juntos, possibilitando a transformação social. Favorecer a identificação dessa força de transformação e resgatar as habilidades de relacionamento entre gerações constitui um grande passo na promoção de saúde e melhores condições sociais e comunitárias.

Tendo em vista este tema tão amplo e instigante, serão realizadas no Parque dos Lagos em Jaguariúna diversos pontos intervenções sociais, espalhadas por todo e parque e executadas pelos alunos dos 4º e 8º semestre do curso de psicologia para o público frequentador do parque, em especial adolescentes e famílias. Serão jogos, música, dança, expressão artística e rodas de conversa e atividades de esclarecimento e informação. Todas as intervenções são elaboradas para valorizar essa fase do desenvolvimento em suas potencialidades.
Será realizada ainda uma intervenção especial, proposta pelo GAPA, grupo de Apoio à adoção, que terá como proposta divulgar o tema da Adoção e desmistificar a adoção na adolescência.