ProInP UniFAJ promove palestras e projetos importantes para os dias atuais

ProInP UniFAJ promove palestras e projetos importantes para os dias atuais

Por Marina Lopes

O ProInP – Projetos de Integração Profissional da UniFAJ, ocorreu entre 27 e 31 de maio no Campus I. Conhecido como Feira de Negócios, o ProInp é um evento que conta com palestras, apresentações de projetos desenvolvidos por alunos dos cursos de Marketing e Logística, no qual eles tem a oportunidade de apresentá-los a uma banca avaliadora composta de professores, empresários, autoridades do Centro Universitário, e também para o público acadêmico e externo. Apresentações culturais como dança e música ao vivo complementam o evento.

Durante os 4 dias de ProInP ocorreram diversas apresentações dos alunos de diferentes semestres de Marketing e Logística, dentre eles, os três melhores projetos de cada curso ao final foram premiados.

PALESTRAS

Palestrantes importantes trouxeram à tona temas atuais que instigam a reflexão, como é o caso de Nicadan Galvão com a palestra “Arte de Sedução no Mercado de trabalho“, abordando as características e competências (técnicas e comportamental) que o mercado espera de um executivo, e principalmente o que o executivo vai encontrar no mercado. Pontuou também sobre os desafios que profissionais ingressantes no mercado de trabalho estão enfrentando e a importância de ter jogo de cintura e agilidade para entender cenários, culturas e comportamentos.

Jaime Marcelo promoveu um bate-papo com alunos sobre o “Focus 23: uma história de vida”, um projeto desenvolvido em 2017 pelo lutador de MMA, no qual foi convidado para produzir um documentário sobre sua vida, que sofreu mudanças drásticas após ser derrotado em uma competição de MMA, em 2012. Segundo o lutador foram momentos difíceis; “com a derrota surgiu um questionamento muito grande sobre a minha capacidade; se misturando com fake news, ataques de haters, e a partir daí me afastei um pouco do esporte. Surgiu a ideia de levar para as telas de cinema toda essa história e a minha maneira de lidar com essas coisas, como que eu entendi ser a superação para a minha vida nesse aspecto.”

O lutador finaliza dizendo que a palestra tem como objetivo incentivar os jovens a lidarem melhor com as frustrações da vida, com altos e baixos, com críticas e elogios, e acima de tudo saber superar e seguir em frente.

Com o tema “Sustentabilidade e modelos de gestão”, Heber Figueredo falou da importância de introduzir normas de sustentabilidade dentro das corporações. Mostrou o impacto de ações referente a isso e estratégias para que todos consigam introduzir as normas e atitudes capazes de mudar a atual situação.

“Sustentabilidade é um tema bastante comum. É uma necessidade que a gente tem a médio e a longo prazo, entretanto hoje é muito difícil as empresas fazer implementações porque não há incentivo, ou seja, se a agente não converter a estrutura de gestão pra ela ser sustentável vai ficar complicado”, defende Heber.

Daniela Flausino e Camila Guerreiro ministraram uma palestra sobre “Liderança Feminina e Equidade de gênero”, citando a importância da mulher ser líder de si mesma e escolher seu próprio caminho. Falaram também sobre a liderança no âmbito profissional, que a sociedade as julgam como uma mulher que perde a feminilidade quando exerce o papel de líder. “Uma das nossas problemáticas é quebrar o estigma de que a mulher que exerce a liderança perde a sua feminilidade e precisa adquirir características masculinas para ser uma boa líder e isso não é verdade”, diz Camila.

De acordo com o docente de ambos os cursos e responsável pelo evento, Euclides Germiniani Neto, o ProInP é um marco importante para a UniFAJ “onde alunos de Marketing e Logística trabalham em conjunto, desde o planejamento até a execução, realizando um evento de alto nível, com palestras, apresentações de trabalhos e muita energia empreendedora, fortalecendo o nosso objetivo de trazer a teoria para a prática e preparando os nossos alunos para o mercado”, finaliza.