TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é uma exigência curricular na formação acadêmica e profissional dos alunos e consiste no desenvolvimento de trabalho escrito, abrangente, de pesquisa sobre tema livre de escolha do aluno, desde que relacionado ao curso de graduação em que está regularmente matriculado.


Informações

O QUE É O WebTCC?

É uma plataforma de ambiente virtual que foi desenvolvida a partir da necessidade pedagógica de organizar, registrar e acompanhar o desenvolvimento dos TCCs.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Somente os alunos regularmente matriculados na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) terão acesso a plataforma “WebTCC”, e consequentemente poderão integrar-se a algum grupo para o desenvolvimento do trabalho.

COMO DEVERÁ SER REALIZADA A INSCRIÇÃO?

Para realizar a inscrição do trabalho, a plataforma WebTCC deverá ser acessada utilizando os mesmos dados de acesso ao portal do aluno.

É necessário somente uma inscrição por trabalho, portanto, somente um aluno do grupo deverá realizar a inscrição.

QUAL A QUANTIDADE DE INTEGRANTES POR GRUPO?

O TCC deverá ser realizado em grupos de, no mínimo 03 (três) e no máximo 04 (quatro) integrantes.

QUEM PODERÁ SER ORIENTADOR?

Todos os professores Mestres e Doutores da instituição poderão orientar o TCC, porém, se ele não aparecer para escolha, é possível que tenha excedido a quantidade de trabalhos permitidos ao professor. Uma outra possibilidade é que ele não esteja vinculado a linha pesquisa escolhida.

COMO DEVERÃO SER REALIZADAS AS ORIENTAÇÕES?

As orientações entre alunos e professores poderão ocorrer presencial ou virtualmente, de acordo com a disponibilidade de cada um, porém, deverá conter, obrigatoriamente, pelo menos 01 (um) registro mensal dentro do “WebTCC”.

QUAL DEVE SER A FORMATAÇÃO DO TRABALHO?

É obrigatória a elaboração de um Artigo Científico, salvo conduta para os cursos que possuem como diretrizes curriculares monografia e/ou projetos.

Recomenda-se que a formatação do artigo siga as diretrizes da Revista Intellectus, ou revista similar, sendo que todos os trabalhos devem seguir as normas da ABNT, seja ele artigo ou monografia.

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO?

Distribuição da pontuação (PADRÃO)

*Poderá ocorrer variações dependendo das diretrizes de cada curso.

TCC 1

  • Nota do Orientador – 0 a 10 (peso de 50%)
  • Nota da Banca Virtual – 0 a 10 (peso de 50%)

TCC 2 / TCC ÚNICO

  • Nota do Coordenador – 0 a 10  (peso de 50%)
  • Nota da Banca Virtual – 0 a 10  (peso de 25%)
  • Nota do ENIC – 0 a 10 (peso de 25%)

O QUE É BANCA VIRTUAL?

Trata-se da avaliação do trabalho com propósito de avaliar a qualidade e relevância da pesquisa, seguindo critérios pré-estabelecidos.

Os avaliadores da Banca Virtual serão professores indicados pela coordenação de cada curso, e os orientadores não poderão avaliar o trabalho de seus orientandos.

O QUE É ENIC (Encontro de Iniciação Científica)?

Trata-se de um evento científico realizado anualmente pela instituição.

Os trabalhos desenvolvidos deverão ser resumidos em forma de pôster (Banner) para apresentação no evento.

Os avaliadores serão professores da instituição e/ou convidados indicados pela Coordenação.

Todas as informações pertinentes ao desenvolvimento do trabalho, tais como, o calendário de ações, Edital e links úteis de suporte, estão disponíveis dentro da plataforma WebTCC.

 

Contato

Email: tcc@faj.br