Professora UniFAJ apresenta ensaio teórico no Congresso de Homeopatia nas Ciências Agrárias e do Ambiente

Professora UniFAJ apresenta ensaio teórico no Congresso de Homeopatia nas Ciências Agrárias e do Ambiente

A docente do curso de Medicina Veterinária, Juliana Paula de Oliveira, apresentou o ensaio teórico intitulado “Impacto ambiental relacionado ao uso de agrotóxicos e a indicação da homeopatia como prática sustentável” no Congresso de Homeopatia nas Ciências Agrárias e do Ambiente, que acorreu entre os dias 9 e 11 de novembro. O evento científico é famoso por apresentar temas ligados a agroecologia e homeopatia, e é voltado para agrônomos, veterinários, zootecnistas, biólogos, engenheiros ambientais e florestais, farmacêuticos, geógrafos, agricultores, técnicos agrícolas, entre outros.

Segundo a professora responsável, Juliana, o seu trabalho apresentado foi uma parceria com pesquisadores da FCAV/Unesp de Jaboticabal-SP, IHPI de Ribeirão Preto-SP e da Uniarp de Caçador-SC, e teve como objetivo “relatar o efeito negativo dos agrotóxicos utilizando o cágado-de-barbicha (Phrynops Geoffroanus) como sentinela ambiental e apontar a homeopatia para manejo de pragas na agropecuária como uma ferramenta de efeito residual mínimo ao ambiente”, ela explica.

O evento trabalha com o intuito “de desatar os nós para capacitar profissionais da agroecologia a fim de melhorar ainda mais a qualidade e segurança alimentar e minimizar o impacto no ambiente”, conta.

O tema abordado foi de extrema importância, pois com isso vai se construindo uma consciência de como a segurança alimentar e a sustentabilidade do sistema produtivo então interligadas, aponta a docente.