Professora da UniFAJ é eleita Coordenadora da Sub Região do Brasil e América do Sul na União Internacional de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde (UIPES)

Professora da UniFAJ é eleita Coordenadora da Sub Região do Brasil e América do Sul na União Internacional de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde (UIPES)

A coordenadora Geral do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares NEPI/UNIFAJ e editora chefe da Intellectus Revista Acadêmica Digital, professora e doutora Ana Maria Girotti Sperandio, foi nomeada no dia 5 de abril, como Coordenadora da Sub Região do Brasil e América do Sul na União Internacional de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde (UIPES) no período de 2019 a 2022.

A participação da Professora na UIPES é devido à sua importante contribuição para os processos de construção e reelaboração da Política Nacional de Promoção da Saúde.

A União Internacional para Promoção da Saúde e Educação (IUHPE) tem mais de 65 anos e se fortalece por ser uma associação mundial única, independente e profissional de indivíduos e organizações comprometidos com a melhoria da saúde e bem-estar das pessoas através da educação, ação comunitária e o desenvolvimento de políticas públicas saudáveis.

O IUHPE provou ser relevante e resiliente após períodos de grandes mudanças no ambiente externo do mundo e no campo da promoção da saúde. A promoção da saúde visa capacitar as pessoas para controlar sua própria saúde, ganhando controle sobre os fatores subjacentes que influenciam a saúde. Enquanto esses fatores – paz, abrigo, alimentação, renda, um ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e igualdade – permanecerem incontestados, a existência e as atividades do IUHPE são vitais para cumprir sua missão de promover saúde e bem-estar globais, e contribuir para o alcance da equidade em saúde entre e dentro de países do mundo.