Professor de Enfermagem do Grupo UniEduK participa de programas da Rádio Clip FM em Indaiatuba

Professor de Enfermagem do Grupo UniEduK participa de programas da Rádio Clip FM em Indaiatuba

Alexandro Marcos Menegócio, orientador pedagógico de Enfermagem da UniMAX e UniFAJ falou sobre “Dependência Química” no Programa Fala Sério e “Gerontologia Social e o envelhecimento ativo” no Programa Manhã Clip

 

Representando o Grupo UniEduK (UniMAX e UniFAJ), o professor Alexandro Marcos Menegócio, orientador pedagógico do curso de Enfermagem da UniMAX e UniFAJ participou de dois programas promovidos pela Rádio Clip FM em Indaiatuba: Manhã Clip e Fala Sério.

No Programa Manhã Clip, o docente falou sobre “Gerontologia Social e envelhecimento ativo” e abordou as diferenças entre geriatria e gerontologia no contexto da atenção à saúde do idoso; os aspectos relevantes para a promoção do envelhecimento ativo e saúde, com enfoque na promoção e prevenção em saúde; os dispositivos de saúde para atenção ao idoso disponíveis no contexto do SUS e privado e; como a família se insere diante da transição demográfica, com o aumento do tempo vivido e interesse para o prolongamento da vida.

Já no Programa Fala Sério, Alexandro trouxe o tema “Dependência Química” e explicou como ocorre a sensibilização da droga quando entra em contato com o sujeito pela primeira vez e como irá ou não afetar sua vida; como ocorre a Dependência Química, lembrando que antes de se tornar dependente, ele precisa ser experimentador, usuário esporádico e usuário habitual; as mudanças físicas, emocionais e sociais significativas na vida do dependente químico; os serviços disponíveis no município para o atenção aos usuários de substâncias psicoativas desde a promoção em saúde até a reinserção social e; o papel da família neste contexto.

O professor Alexandro é graduado em Enfermagem, além de ter especializações em Enfermagem no Trauma; em Administração; em Didática e Metodologia do Ensino Superior; em Psicopedagogia; em Multiprofissional em Intervenções na Dependência Química; em Metodologias para Educação à Distância; em Preceptoria do SUS; em Metodologias Ativas e Intermeios no Ensino Superior.

O docente também é mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e tem experiência prática em diferentes serviços de atenção à saúde, tanto no contexto hospitalar como da saúde coletiva. Atualmente também atua como designer instrucional de cursos à distância.

 

Assista as entrevistas:

 

Programa Manhã Clip – Clip FM

 

Programa Fala SérioClip FM

 

 Vestibular Continuado

 

O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.

Inscreva-se! – Vestibular Continuado

 

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

 

Créditos: Rádio Clip FM