Prof. Flávio Pacetta recebe título de “Cidadão Jaguariunense” na noite desta sexta

Prof. Flávio Pacetta recebe título de “Cidadão Jaguariunense” na noite desta sexta

Homenagem

Por Bruno Felisbino
O Prof. Me.Flávio Fernandes Pacetta, diretor acadêmico da Faculdade de Jaguariúna, será homenageado na noite desta sexta-feira, 7, com o título de “Cidadão Jaguariunense”, honraria concedida pela Câmara Municipal de Jaguariúna a personalidades de destaque na história do município. A solenidade será realizada no Teatro Municipal Dona Zenaide, a partir das 19 horas.

O autor da indicação da comenda ao Prof. Flávio Pacetta foi o vereador Edison Cardoso de Sá, que inclusive é aluno da FAJ, do curso de Direito. No texto de justificativa apresentado à Câmara, o vereador destaca a trajetória do educador e sua intensa relação com Jaguariúna, que teve início no ano de 1998, quando foi promovido a Oficial Maior para atuar no que viria a ser o Fórum Distrital de Jaguariúna.

No ano seguinte, nova promoção, desta vez para dirigir o recém-criado Juizado Especial Cível do Foro Distrital do município. Mas a consolidação de sua relação com Jaguariúna viria pouco depois, mais precisamente quando a Faculdade de Jaguariúna, a FAJ, surge em sua vida.

Especialista em Direito Processual Civil e já fazendo mestrado, em 2002, Flávio Pacetta é convidado a participar do processo seletivo de docentes na recém-criada e promissora Faculdade de Jaguariúna. É aprovado e assume disciplinas da área jurídica no curso de Administração.

Neste período, publica diversos artigos em revistas jurídicas e tem sua dissertação de mestrado, intitulada “Juizado Especiais Cíveis: origens e desenvolvimento das pequenas causas”, selecionada pela Editora Nacional de Direito para publicação em livro no ano de 2004.

Em 2005, um ano após a criação do curso de Direito na Faculdade Jaguariúna, assume as aulas de Direito Processual Civil. Dois anos depois implementa o Núcleo de Prática Jurídica do Curso, passando a coordenar o Centro de Pesquisa e Prática Jurídica. Esta unidade se destaca pelos convênios feitos com o Poder Judiciário local visando facilitar o acesso à Justiça das pessoas menos favorecidas, permitindo a prática dos alunos com casos reais e fomentando a cultura da conciliação e pacificação de conflitos.

A convite do diretor geral da FAJ, Prof. Ricardo Jorge Tannus, torna-se coordenador do Curso de Direito em 2008, em seguida diretor de Campus e, em janeiro deste ano, assume a direção acadêmica das demais unidades da FAJ em Jaguariúna, com atuação bastante ativa interna e externamente.

Natural de Amparo, Flávio Pacetta, de 42 anos, vive em Jaguariúna desde 2007. É casado com Juliana Cassimiro Pacetta, bancária na cidade. Para ele, o reconhecimento com o título de “Cidadão Jaguariunense” coroa uma trajetória de forte ligação com a cidade, onde participa e se envolve diretamente nas muitas atividades sociais desenvolvidas pela FAJ junto à comunidade.

“Só tenho a agradecer a esta cidade que me acolheu tão bem e às pessoas que me ajudam tanto no dia a dia e que, na realidade, são os reais destinatários desta comenda”, diz, com a humildade peculiar aos mestres.