Pedido de isenção de taxa de inscrição do ENEM 2020 termina nesta sexta, dia 17/04

Pedido de isenção de taxa de inscrição do ENEM 2020 termina nesta sexta, dia 17/04

Nesta mesma data se encerra o prazo para a justificativa de ausência para aqueles que obtiveram isenção da taxa no último Exame Nacional do Ensino Médio, mas não compareceram aos dois dias de prova

Termina nesta sexta-feira, dia 17 de abril, o prazo para a solicitação de isenção da taxa de inscrição do ENEM 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio). Na mesma data também se encerra o período para justificativa de ausência para aqueles que obtiveram isenção da taxa no Exame no ano passado, mas não compareceram aos dias de aplicação da prova. Só assim, poderá ser solicitado novamente o não pagamento do valor de R$85,00 previsto no Edital.

Para ambas as ações, o interessado deve acessar o site enem.inep.gov.br/participante e inserir o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a sua data de nascimento; que devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal; além de um endereço de e-mail válido e único e um número de telefone fixo ou de um celular válido.

O participante também deve criar um cadastro e uma senha de acesso para a Página do Participante, no endereço sso.acesso.gov.br e acompanhar a situação da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Exame a partir do dia 24 de abril.

Depois disso, o interessado deve realizar a inscrição no ENEM 2020, que se inicia no dia 11 de maio e segue até o dia 22 de maio.

 

REQUISITOS PARA ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

  • Estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio,
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Saiba mais pelo link Edital ENEM 2020

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)