Parceria entre UniFAJ e Trevisan traz MBA com exclusividade à região

Parceria entre UniFAJ e Trevisan traz MBA com exclusividade à região

Uma parceira firmada entre a UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), por meio da Escola de Negócios, e a Trevisan Escola de Negócios traz, pela primeira vez à região, o MBA em Normas Brasileiras de Contabilidade e IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade). A novidade foi apresentada em evento na noite da terça-feira, 18 de junho, no auditório do Campus I da UniFAJ, com a presença de diretores das duas instituições e com apresentação de palestra sobre IFRS.

O curso estruturado em um sólido conjunto de disciplinas específicas e nos Pronunciamentos Contábeis alinhados às Normas Internacionais de Contabilidade, bem como disciplinas instrumentais orientadas ao desenvolvimento de especialistas em procedimentos contábeis e competências gerencias com forte ênfase na aplicação prática. “Esse MBA vai enriquecer nossa grade, que já conta com mais de 40 cursos de pós-graduação e extensão, dando ainda mais possibilidades e oportunidades a quem deseja prosseguir nos estudos, ter maior qualificação e aprimoramento para o mercado”, disse o professor doutor Thales Coelho Borges Lima, diretor da Pós-Graduação da UniFAJ, instituída há mais de 15 anos e que oferece cursos nas áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Agrárias. A atualmente com 2.500 alunos nas modalidades presencial e EAD.

“ Buscamos inovar e fortalecer nossas parcerias com outros importantes protagonistas do mundo dos negócios.  A vinda da Trevisan para a oferta de cursos de pós graduação irá possibilitar ao alumni da Escola de Negócios da UniFAJ, bem como a executivos da área financeira de Jaguariúna, a realização de cursos que só são encontrados na cidade de São Paulo.  É uma excelente oportunidade de se atualizar com o que há de mais avançado no mundo das finanças e da contabilidade”, declara o professor Hector Escobar, diretor do Campus I da UniFAJ.

O CEO da Trevisan, VanDyck Silveira, comentou sobre o início da parceria e o potencial da região. “Essa parceria se deve ao relacionamento pessoal com o professor Tannus (Ricardo Tannus, reitor da UniFAJ), que é um grande empreendedor, uma pessoa que pensa a cidade de Jaguariúna e região. Eu conheço o professor Tannus há muitos anos e sempre tive muito apreço pelo o que ele fez e por pensar na educação e no desenvolvimento do capital humano na região. E no dia que eu assumi como CEO da Trevisan, a primeira coisa que eu fiz foi telefonar para o professor Tannus e dizer: finalmente chegou algo que eu sempre quis fazer, trabalhar junto com o senhor, criar alguma coisa de muito poder, de foco numa população (a da região de Jaguariúna) que vem crescendo e transformando o Brasil”, contou. “Aqui é um polo de produção de diversas atividades e que atrai talentos de todo o Brasil, e eu vejo o futuro do País em Jaguariúna, que é um polo. É enaltecedor a Trevisan estar aqui nessa parceria forte. É um grande prazer e orgulho estar aqui”, enalteceu VanDyck Silveira.

Criada em 1999, a Trevisan Escola de Negócios é a única instituição de ensino superior originada de uma empresa de consultoria, auditoria e outsourcing. Fundada em 1983, a Trevisan é uma organização empresarial com amplo destaque nacional e grande experiência em treinamento de jovens trainees. Como instituição de ensino, essa sintonia com a realidade do mercado leva para a sala de aula a prática do mundo dos negócios, tornando-se um forte diferencial.

Para isso, utiliza uma metodologia de ensino dinâmica e aplicável, mesclando em seu corpo docente mestres e doutores com alto embasamento acadêmico ao lado de profissionais com ampla experiência prática. É por isso que com apenas nove anos foi avaliada pelo INEP/MEC como a 20ª melhor faculdade privada do estado de São Paulo. Além disso, o material debatido na sala de aula será disponibilizado na Internet com acesso ilimitado.

Ao treinar por décadas jovens trainees de auditoria, a Trevisan adquiriu sólida experiência na preparação de alunos para o mercado de trabalho. A partir daí, construiu uma metodologia de ensino exclusiva para a formação e desenvolvimento de profissionais que geram resultado efetivo nas organizações e na sociedade.

Uma instituição que é reconhecida por sua excelência educacional, pela produção de conteúdo atualizado e pelo histórico em serviços de auditoria e consultoria, avança agora para uma nova fase: instalações modernas, adequadas aos novos tempos, bem localizada e mais próxima dos seus clientes e alunos.

A Trevisan Escola de Negócios está presente desde 2001 entre os melhores MBAs do Brasil pelo Ranking da Revista Você S/A;

Dos 1.000 cursos avaliados pelo Guia do MBA do Estadão, a Trevisan teve destaque em 11 cursos nas categorias Networking, Qualidade no Ensino e Processo Seletivo;

O Curso de Ciências Contábeis da Trevisan, em 2015, recebeu nota máxima do Guia do Estudante da Editora Abril;

Em 2016, a Trevisan foi reconhecida como uma das cinco instituições mais lembradas em Educação Executiva no 19º Top of Mind de RH;

Um pouco sobre Normas Internacionais de Contabilidade

O evento de apresentação da parceria e lançamento do curso de MBA contou com a palestra de Ramon Jubels, vice-presidente da KPGM, uma das maiores empresas de prestação de serviços profissionais, que incluem Audit, Tax e Advisory Services, e que integra o grupo de empresas chamadas de Big Four, as quatro maiores empresas multinacionais do setor.

Jubels falou sobre a importância das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) para uma plateia formada por alunos, ex-alunos, professores, coordenadores, diretores e empresários de Jaguariúna e região.

O especialista afirmou que, do ponto de vista dos mercados de capitais aqui no Brasil, a IFRS é uma base muito importante que foi implementada há quase dez. “Para mim é muito importante explicar para o público qual é a importância e o papel dele no futuro na aplicação correta dessas normas que são bastante complicadas. Pela minha experiência, entendo que o conhecimento das normas internacionais no Brasil ainda precisa melhorar, porque as normas são extremamente conceituais, bem complicadas e muito subjetivas em alguns elementos, e por isso muito difícil na sua aplicação. A gente precisa de bastante trabalho para poder aplica-las de forma correta”, alertou Ramon, que é formado e tem doutorado em contabilidade, economia e administração na Universidade de Amsterdam (UvA), e pós-graduação em auditoria na Vrije Universiteit em Amsterdam, sendo “chartered accountant” na Holanda.

Ramon Jubels entrou há 26 anos na KPMG Holanda e se tornou sócio da firma holandesa em 2000. Depois de um intercâmbio de cinco anos, em 1º de outubro 2007 se tornou sócio da KPMG Brasil. Ao longo de sua estada no Brasil, foi responsável pela coordenação de auditoria e outros serviços de grandes clientes multinacionais e tem experiência em vários segmentos como aviação, energia, varejo, indústria, químico e farmacêutico, siderúrgico e commodities.

Atualmente, Ramon é sócio do Departamento de Práticas Profissionais (DPP), sócio do International Standards Group (ISG) em Londres e sócio-líder da rede IFRS da KPMG para América Latina. Ele é responsável pelo desenvolvimento e coordenação de conhecimento das normas internacionais de contabilidade (IFRS), representa a região América Latina no Painel IFRS da KPMG Global e é responsável pela coordenação da rede IFRS da região na estrutura global de IFRS da firma.