Palestrantes convidadas relatam “Trajetórias e Desafios do Nutricionista e da Pesquisa”

Palestrantes convidadas relatam “Trajetórias e Desafios do Nutricionista e da Pesquisa”

Tema foi abordado pelas nutricionistas Isabela Aparecida Divino e Lhais de Paula Barbosa Medina durante evento online promovido pelo curso de Nutrição do Grupo UniEduK

 

Com foco no processo de pesquisa na área de Nutrição, os estudantes do Grupo UniEduK participaram do evento online “Trajetórias e Desafios do Nutricionista e da Pesquisa” com a contribuição das profissionais da área: Isabela Aparecida Divino e Lhais de Paula Barbosa Medina. A palestra foi uma homenagem ao Dia do Nutricionista.

Formada em Nutrição pela UniFAJ, Isabela Aparecida Divino possui mestrado em andamento pela Unicamp com tema relacionado ao Envelhecimento e Mal de Parkinson. Ela também é especialista em Suplementação Esportiva e Fitoterápicos, atualmente é docente do Projeto Colmeia da Unicamp e também na UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), além de ser responsável técnica em duas Unidades de Alimentação e Nutrição, onde atua em clínica ambulatorial para pacientes com dependência química.

De acordo com a gestora acadêmica do curso de Nutrição, professora Jacqueline Magno, Isabela contou sobre seu despertar pela pesquisa durante o período em que desenvolveu seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e pelo apoio e inspiração ofertados pela professora Daniela Assumpção, que foi sua orientadora. “Por meio da docente, ela recebeu orientações sobre sites da Unicamp, verificando, assim, a linha de pesquisa que mais tinha afinidade”, comentou.

Já Lhais de Paula Barbosa Medina é graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestra e doutora em Saúde Coletiva na área de concentração de Epidemiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Ela segue com um pós-doutorado em andamento com o tema: “Desigualdades Sociais em Saúde”.

A gestora destacou, ainda, que Lhaís, que já foi docente da UniMAX, relatou sua trajetória sólida e elencou todos os conhecimentos desenvolvidos no período de graduação, que tornaram seu caminho seguro. “Didaticamente, orientou os alunos, como esse processo se dá, e a realização profissional, por estar envolvida em sua pesquisa atual”, mencionou professora Jacqueline.

Para a orientadora pedagógica, professora Bianca Sant’ Anna Pires Luiz, o tema é de muita importância, pois estimula e incentiva os alunos no seguimento da pesquisa em Nutrição. “A principal mensagem deixada pelas palestrantes é que a área da pesquisa está inserida dentro da realidade profissional do nutricionista, podendo ser iniciada durante a graduação por meio da participação nos programas de iniciação científica. Além disso, os estudantes puderam perceber como a pesquisa é fundamental dentro da área de atuação profissional”, ressaltou a docente.

“As palestrantes discorreram sobre o percurso para inserção na área de pesquisa, relatando processos e estimulando os alunos que desejam percorrer a mesma, que é pouco divulgada no segmento da Nutrição. Além da devida comemoração ao dia em especial, o objetivo do curso de Nutrição do Grupo UniEduK foi trazer aos discentes a confirmação que Nutrição se renova a cada dia, e isso só é possível através da Ciência e da Pesquisa, sendo uma oportunidade de trabalho e principalmente de busca na melhoria da sociedade”, conclui a gestora.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)