Palestrante apresenta a alunos a Psico-oncologia

Palestrante apresenta a alunos a Psico-oncologia

“Ampliar o olhar deles [alunos] sobre a Psicologia enxergando que ela não é apenas uma área de consultório, ela é além”. Foi com esse objetivo que a psicóloga e professora, Fabiana Marthes Molli Caron, veio à UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna no dia 28 de março ministrar a palestra os Desafios da Psico – Oncologia: Relatos da Atuação Profissional aos alunos de todos os semestres de Psicologia.

A Psico-Oncologia, de acordo com a palestrante, é uma área recente de atuação dos psicólogos sendo uma das ramificações da psicologia hospitalar. “Fomos vendo que os pacientes que sofrem de câncer tem demandas diferentes dos outros pacientes por ser uma doença mais crônica, com tempo maior de tratamento”, explicou Caron. Neste ramo, o profissional atua com o paciente, os familiares, a equipe de apoio e a comunidade.

Fabiana ainda trouxe dados de pesquisas apontando que em 2025, 35% da população jovem estará adoecida por câncer. “Em contrapartida vamos ter mais chances de cura e como trabalhar com essas pessoas que vão passar pelo câncer e vão se curar? Cada vez mais está se abrindo esse campo de atuação”, frisou a profissional.