Palestra sobre ética nos negócios é apresentada na UniFAJ

Palestra sobre ética nos negócios é apresentada na UniFAJ

“Não existe Ética nos Negócios”. Este foi o tema da palestra apresentada na UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) na terça-feira (11 de setembro) por Douglas Linares Flinto. O evento em comemoração ao Dia do Administrador (comemorado em 9 de setembro) reuniu alunos de todas as turmas do curso de Administração da IES.

Douglas Flinto, de 54 anos, paulistano que mora em Campinas e é formado em administração e teologia, trouxe aos alunos relatos sobre sua carreia profissional de mais de 40 anos, atuando em empresas de distribuição de derivados de petróleo e etanol, dentre elas, a anglo-holandesa Shell, a brasileira Petróleo Ipiranga e a italiana Agip, do Grupo ENI.

Flinto ainda falou da iniciativa de fundar, em 2003, o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, que tem como objetivo institucional o fomento da ética no meio empresarial e junto às crianças, jovens e universitários. “É desta forma, contribuindo para a melhoria da qualidade ética das empresas e com a formação de líderes eticamente responsáveis que a instituição potencializa a perspectiva de um futuro mais ético e assim, naturalmente sustentável.”

O palestrante ainda relatou um caso em que enfrentou um dilema ético, no qual optou por denunciar uma fraude em uma empresa que trabalhava mesmo correndo o risco de perder (e perdeu) o emprego. “Por causa disso, fui demitido e a empresa entrou com um processo de calúnia e difamação contra mim que corre até hoje, há 17 anos. O Instituto nasceu por causa disso, o revés da ética que eu vivi. Fiz o que era certo, segui o código de ética”, disse.

Flinto ainda defendeu que a ética deve estar em todos os setores. Para isso, usou as falas do escritor John Maxwell: “Não existe essa coisa de ‘Ética nos Negócios’. Só existe a ética, que vale para tudo! As pessoas tentam usar um tipo de ética em sua vida profissional, outro tipo para a vida espiritual e ainda outro em casa, com a família. Isso não costuma dar bons resultados. Ética é ética, e ponto final! Se você deseja ser uma pessoa ética, precisa aplicar esse padrão em todas as áreas de sua vida.”

Ao final da apresentação, os alunos do 8º semestre do curso de administração tiveram a oportunidade de fazer um fórum de debate como o palestrante. “Foi muito produtiva a palestra, pois abriu a possibilidade de trazer a vivência de mercado ao meio acadêmico. E esse é sempre o nosso objetivo, proporcionar esses momentos aos nossos alunos”, comentou o professor Rodrigo Luciano, da disciplina Liderança e Ética Empresarial.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful