Ônibus do ‘Ciência em Show’ desembarca em Pedreira na próxima semana

Ônibus do ‘Ciência em Show’ desembarca em Pedreira na próxima semana

O ônibus do “Ciência em Show” desembarca em Pedreira na semana que vem. Depois de passar pelas escolas de Jaguariúna, no dia 6 de maio será a vez dos estudantes das escolas de Pedreira participarem das atividades e experimentos científicos do grupo, que participa de quadros televisivos em programas do SBT e NatGeo.

Em parceria com a Faculdade de Jaguariúna – FAJ, o tour pela região começou no dia 22 de abril, quando o ônibus aguçou a curiosidade dos alunos do 3º ano do ensino médio das escolas da cidade. Os alunos puderam interagir com experimentos como Pilha de Volta, Máquina de Wimshusrt, usina hidrelétrica (mini), gerador eletromagnético, gerador de corrente alternada e osciloscópio.

Durante aproximadamente 15 minutos os visitantes passaram por momentos distintos que mostraram a forma como a sociedade se organizou a partir do surgimento da energia elétrica e como serão as tecnologias responsáveis por produzir a energia no futuro.

“Foi muito interessante saber como funciona a geração de energia, além de trazer conscientização sobre a economia desse recurso. É sempre bom aprender coisas novas”, disse a aluna Thais França Leite, de 17 anos, ao final de uma apresentação na Escola Júlia Calhau Rodrigues.

Para o aluno Diego Henrique de Oliveira, também de 17 anos, as demonstrações feitas no ônibus do Ciência em Show ajudam na escolha de curso que pretendem fazer. “É bom ter novas experiência que conduzem à escolha da carreira, pois aprendemos um pouco mais sobre química e física”, comentou.

O objetivo, segundo os organizadores, é mostrar que o exercício do aprendizado pode ser construído de forma lúdica, interessante e divertida. “É um panorama falando da história da energia que começa no século 17 com a Pilha de Volta, chegando aos dias atuais”, explica a monitora do programa Waleska Martinelli, professora de Física e integrante do Departamento de Experimento da Universidade de São Paulo – USP.

A ação se estenderá pelos próximos meses, com visitas a várias cidades da região. “A intenção é aprimorar ainda mais o bom relacionamento que temos com as escolas da região e promover essa atividade com o objetivo de envolver os jovens em atividades práticas e diferentes de sua rotina de estudos. Fazendo jus ao lema da instituição, esperamos incentivar os estudantes a terem prazer em buscar o conhecimento através da vivência prática do saber”, ressalta Daniela Souza, supervisora do Departamento de Eventos Institucionais da FAJ.

Programação nas escolas de Pedreira no dia 6 de maio:

Escola Coronel João Pedro de Godoy Moreira: das 7h às 8h.

Colégio Objetivo: 8h30 às 9h30

Escola Dr. Sylvio de Aguiar Maya: 10h às 11h

Escola Fundação Educacional Anglo: 11h15 às 11h45.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 11 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .