O sonho de ser médico: os desafios de quem quer iniciar um curso de Medicina em meio a pandemia

O sonho de ser médico: os desafios de quem quer iniciar um curso de Medicina em meio a pandemia

Para grande parte dos candidatos estudar Medicina é a concretização de um sonho de infância e uma missão de vida que não podem ser adiados

 

Muito se fala sobre os desafios trazidos pela pandemia de Covid-19 que assolou o mundo, sobretudo na área da saúde. Está ainda mais evidente a importância de profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e tantos outros que atuam na linha de frente do combate ao novo Coronavírus. Mas, quais são os desafios daqueles que querem, em meio a pandemia, iniciar a graduação de Medicina, por exemplo?

Gabriela Marques é uma das alunas do curso de Medicina do Grupo UniEduK (UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna), que sonham desde criança com a profissão médica. “Com toda certeza, a Medicina sempre esteve em mim e pelo ‘andar da carruagem’ vai estar para sempre. Não consigo me ver fazendo outra coisa”, afirma.

Ela foi uma das candidatas que prestaram o primeiro processo seletivo a distância do curso de Medicina de Jaguariúna ocorrido no final do primeiro semestre de 2020. O formato 100% online foi escolhido devido ao distanciamento social adotado como medida de prevenção contra a Covid-19. “Mandei uma mensagem para a UniFAJ pelo Facebook perguntando como iria funcionar essa prova. Se tudo der certo eu já vou ter voltado para a Irlanda, você acha que vou conseguir fazer a prova de lá? E eles me confirmaram que sim”, conta Gabriela.

Para ela, o processo seletivo online possibilitou o início da concretização do sonho de se tornar médica. “É um processo que engloba e dá muita oportunidade para muita gente, pessoas que, às vezes, estão mais velhas e pensam que não vão mais conseguir ou até para mim, tenho 23 anos, mas estava em outro país, eu me via numa bolha: como vou voltar para o Brasil para estudar e prestar uma prova? ”, indaga a estudante.

A resposta veio pelo Grupo UniEduK. “Foi perfeito, as coisas se encaixaram de uma forma que nunca vi se encaixarem. Comecei a estudar e fiz a prova a distância e foi perfeito. Foi tão respeitoso como uma prova normal [presencial] com papel e caneta. Para fazer a redação, na minha opinião foi ainda melhor, porque com papel e caneta precisa ficar rabiscando e no computador a gente consegue deixar organizada a redação. O processo seletivo foi incrível”, elogia Gabriela.

Carolina Magoga Franciscon também é estudante de Medicina da UniFAJ e traz consigo o mesmo sentimento em relação à profissão. “Passar e cursar Medicina é a realização de um sonho. Tudo está sendo do jeito que eu imaginei, óbvio que com mais dificuldades, mas eu estou amando a experiência!!!”, destaca.

As atividades do curso de Medicina e demais cursos do Grupo UniEduk estão sendo retomadas gradualmente, porém Carolina iniciou a graduação de forma remota, conhece bem os desafios de estudar em meio a pandemia e reconhece todo o empenho da instituição para oferecer o melhor para os alunos. “Os professores e coordenadores fizeram de tudo para que possamos aprender do mesmo jeito que seria presencialmente!!!”, enfatiza a estudante. 

Tanto Gabriela quanto Carolina são alguns dos exemplos que mostram que um sonho não pode ser adiado por nada, principalmente, quando esse desejo, essa missão tem o poder de impactar positivamente a vida de outras pessoas como na pandemia que o mundo passa atualmente.

 

VESTIBULAR DE MEDICINA DO GRUPO UNIEDUK

O processo seletivo do curso de Medicina do Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX) será composto por uma prova objetiva online e uma redação online em língua portuguesa a serem realizadas no dia 24 de outubro de 2020.

Para isso, o interessado deve acessar, até dia 23 de outubro, o link https://vestibularmedunieduk.amigoedu.com.br/

O valor da inscrição é de R$200,00 (duzentos reais) que pode ser pago no boleto bancário ou cartão de crédito.

 

SOBRE O CURSO DE MEDICINA

Os cursos de Medicina da UniFAJ e UniMAX estão entre os 5% melhores cursos do Brasil de acordo com o Ministério da Educação e oferecem ensino baseado nas mesmas metodologias usadas em Universidades como Harvard, MIT e Oxford, que garante a oportunidade de integrar à sociedade, profissionais distintos e de altíssima performance.

Além disso, possui parceria com instituições nacionais e internacionais como o Hospital Sírio-Libanês, com a Universidade do Minho (Portugal), entre outros.

Para detalhes do valor da mensalidade e eventuais financiamentos, consulte o site www.faj.br/medicina ou https://unimax.edu.br/cursos/graduacao/saude/medicina/

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)