Estamos muito felizes por você ter iniciado a leitura deste texto. Sabe porquê?
Porque, se você está pesquisando sobre como ingressar numa faculdade particular e sobre como iniciar um curso superior, tomou a sábia decisão de prosseguir os estudos ou até mesmo de voltar a estudar. Isso é maravilhoso!
Você já deve saber:
1º passo: Ter concluído o Ensino Médio ✔
2º passo: Fique atento às datas dos Vestibulares Oficiais das instituições de ensino que te interessam e que tenham o curso da sua preferência.
3º passo: Geralmente, as instituições de ensino oferecem o Vestibular Continuado ou Prova Agendada para as vagas remanescentes, isto é, aquelas que não foram preenchidas pelos candidatos que passaram no Vestibular Oficial por não terem realizado a matrícula ou por não ter o número suficiente de aprovados para determinado curso.
Mas, é IMPORTANTE que você garanta a sua tão sonhada vaga no curso superior pelo Vestibular Oficial, pois elas são limitadas.
Quem faz o ENEM não precisa fazer vestibular?
Fica a escolha da instituição de ensino, por isso, é necessário consulta-la antes.
Fique ligado: normalmente, a UniMAX e a UniFAJ concede descontos para aqueles que prestaram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que, geralmente, variam de acordo com o desempenho do candidato. Fique atento à página de uma destas instituições de ensino.
Como funciona o PROUNI?
Como o primeiro passo para se inscrever no PROUNI é ter realizado o ENEM, também é preciso consultar a instituição de ensino para saber se há necessidade de fazer Vestibular. Porém, é importante que você consulte as regras que são definidas pelo governo federal. As instituições de ensino não interferem nos critérios estabelecidos por eles.
De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o PROUNI concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
A UniMAX e UniFAJ oferecem apenas bolsa integral. São 10% das vagas oferecidas em todos os cursos.
E o FIES?
Atualmente, tanto a UniMAX quando à UniFAJ só aceitam o FIES contratado até 2017 por meio de transferência.
Como faço para conseguir para conseguir uma bolsa de estudo?
A UniMAX, a UniFAJ e a FAAGROOH oferecem várias opções para te auxiliar a iniciar o seu projeto de vida:
Bolsa parentesco: se você tem pais, irmãos ou cônjuge que estudam numa das instituições do grupo, pode obter desconto de 5%;
Bolsa Convênio-empresa: se sua empresa tiver convênio com nossas instituições podem obter até 10% de desconto. Caso, o lugar em que trabalha não tenha, é só solicitar ao departamento de Recursos Humanos que faça um pré-cadastro por meio do site ou enviar um e-mail para convenio@faculdademax.edu.br;
Bolsa FIEC: ex-alunos dos cursos técnicos profissionalizantes da FIEC (Fundação Indaiatubana da Educação e Cultura) podem estudar com bolsa de 20%. Para alguns cursos, o ex-aluno FIEC também pode solicitar eliminação de matérias;
Bolsa Prefeitura: se você trabalha, é filho ou cônjuge de alguém que trabalha nos órgãos públicos municipais de Indaiatuba, Jaguariúna ou Holambra têm garantido 20% de desconto;
Bolsa HAOC: se você trabalha no HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) tem 25% e se for parente tem 10%;
Bolsa ex-aluno: Quem já estudou na UniMAX, UniFAJ ou FAAGROH tem 25% na segunda graduação.
Apenas ex-alunos graduados ou formados em outra instituição de ensino não precisam de Vestibular.
Crédito estudantil – UniEduca
O UniEduca é um parcelamento oferecido pelo Centros Universitários Max Planck e de Jaguariúna e FAAGROH, destinado aos alunos que buscam alternativas de pagamento e um crescimento profissional.
O UniEduca oferece a oportunidade de o aluno pagar apenas uma parte da mensalidade durante o curso e o restante (50% do valor da mensalidade) apenas após a conclusão do curso.
É um benefício rápido e eficaz que proporciona ao aluno a chance de cursar a graduação desejada.
Já para transferências e retornos o desconto varia de acordo com a campanha vigente.
Agora que você já sabe que, além de ter concluído o Ensino Médio, precisa prestar o processo seletivo.
Texto: Tatiane Dias formada em Comunicação Social – Jornalismo (MTB 67029). Possui experiência em assessoria de imprensa e produção de conteúdo para sites, redes sociais, jornais, revistas, entre outras mídias.