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    Nutrição explora aulas em laboratório para aproximar alunos da realidade profissional

    Por Bruno Felisbino
    Em aula prática no laboratório no último dia 11, a professora de Nutrição Josiane Mello apresentou aos alunos do terceiro semestre do curso os métodos de cocção de alimentos e microondas.  “Esta é uma prática muito importante, pois sua aplicação na vida profissional do nutricionista é constante e presente em várias áreas de atuação”, afirma a professora.
    A aula teve como princípio a aplicação de técnicas de cocção utilizando os três tipos de calor: seco, úmido e misto, em que o aluno deveria apontar e reconhecer as alterações sensoriais ocorridas nos alimentos na aplicação dos diferentes tipos de calor, bem como as perdas nutricionais associadas a cada método.
    Para o experimento, foram realizadas preparações em forno de microondas, forno convencional, chapas, frigideiras e cocção em ebulição, para que, ao final, o aluno pudesse identificar as diferenças encontradas nos alimentos preparados nas diversas formas da aplicação de calor.
    ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS
    No dia 28 de março, os alunos tiveram a aula “Análise Sensorial de Alimentos” com a finalidade de conhecer e aplicar os métodos de análise sensorial em alimentos: descritivo e discriminatório.
    “Este conteúdo faz parte da disciplina, no âmbito científico, utilizado para medir, analisar e interpretar reações às características dos alimentos e como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, paladar, tato e audição, através de exames organolépticos, ou seja, exames das características destes alimentos. Esta prática também é muito utilizada na vida profissional do nutricionista, principalmente no setor da industria alimentícia”, explica a Profª Josiane Mello.
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