Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da UniFAJ promove Sofá Acadêmico

Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da UniFAJ promove Sofá Acadêmico

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares – NEPI do Centro Universitário de Jaguariúna promoveu no dia 28 de novembro o Sofá Acadêmico, que visou apresentar os resultados, produções e andamentos dos Grupos de Estudos vinculados ao NEPI no ano de 2017 e encaminhamentos para 2018. 

A abertura do evento ficou por conta do diretor acadêmico de unidade, Professor Flávio Fernandes Pacetta, que explicou aos presentes a importância dos alunos da UniFAJ dedicarem-se a área de pesquisa. “Para nós, pesquisa tem bastante importância e necessidade, principalmente hoje na condição de Centro Universitário. Nós temos lutado para criar a nossa primeira linha de pesquisa strintos sensus e em 2018 começaremos, sendo um passo gigante para uma instituição de um pouco mais de 15 anos”, apontou. 

Após a explanação do Diretor, a convidada da noite Catarina Trombetta Palermo, da CODE- FIESP, abordou o tema Pesquisa e Indústria visando apresentar aos alunos o funcionamento da área acadêmica dentro do mundo coorporativo. “Hoje a temática nas indústrias é justamente a inovação, de processos, produtos e só chega à inovação através da pesquisa, sendo essa a profissão do futuro. Hoje a gente precisa construir uma equipe com várias perspectivas em cima de um produto, além disso, a questão da inovação já é inerente da nova geração, que vão ser o público consumidor dos próprios produtos”, explica a professora.

Durante o Sofá Acadêmico, a coordenadora geral do NEPI, Dra. Ana Maria Girotti Sperandio, apresentou uma mudança no organograma do núcleo que passa a ter quatro frentes de pesquisa oferecendo uma transdisciplinaridade, que são: Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Sociais Aplicadas e Educação, Cultura e Sociedade. Todos sendo coordenados por docentes da UniFAJ.

Compôs o Sofá, a Dra. Patrícia Helena Breno Queiroz, Dr. Geraldo Gonçalves Delgado Neto e o Me. Caio Maroso, representando a Dra. Denise Fernandes Geribello.