NEPI recepciona alunos e professores do PIC 2020

NEPI recepciona alunos e professores do PIC 2020

Nos dias 12 e 14 de maio de 2020, a Profa.  Dra. Ana Maria Girotti Sperandio, Coordenadora Geral do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (NEPI) deu início as atividades do Curso de Capacitação do Programa de Iniciação Científica (PIC 2020) com os alunos e orientadores do PIC 2020. O curso acontecerá durante um mês, duas horas semanais, e tem como objetivo dialogar com alunos e professores o processo de desenvolvimento da pesquisa, para ampliar conhecimentos bem como identificar capacidades e habilidades para a investigação cientifica.

Os professores do NEPI participaram da organização e participarão do Curso e do monitoramento dos projetos aprovados pelo NEPI.

Nesta semana foram abordados temas como: expectativas do aluno e da Instituição em relação a iniciação cientifica; importância de participar do PIC; apresentação do cronograma de atividades do PIC 2020; revisão dos projetos; tópicos principais de um projeto de pesquisa; abordagem dos tópicos principais para o desenvolvimento do projeto de pesquisa; como preencher o Currículo Lattes. Foram utilizadas informações atuais, vídeos, relato dos próprios alunos participantes e professores/orientadores (título do trabalho, objetivo, metodologia, resultados esperados). A Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio conduziu o processo de maneira que os alunos se manifestassem em diferentes momentos do encontro qual era a opinião dos participantes em relação ao conteúdo e a forma de abordagem, buscando a interação e divulgação intra grupo dos diferentes projetos de pesquisa.

A Coordenação e os professores do NEPI estão se readequando a nova realidade do Ensino a Distância, estimulando o Estudar, Refletir, Pesquisar, Produzir e Devolver, em casa.

O NEPI organizou um Classroom de pesquisa no qual foram disponibilizados artigos científicos, filmes e prosas com o objetivo de apoiá-los no amadurecimento de suas pesquisas.

A equipe de apoio do NEPI, Janini Oliveira e Mariana Delcorso, organizou o Café Científico, que acontecerá semanalmente as sextas-feiras, das 17h30 min às 18h30 min com o objetivo de apoiar e ajudar a esclarecer possíveis dúvidas. A equipe espera contribuir com o conhecimento e estímulo a pesquisa.