NEPI realiza atividade no UniFAJ Aberta sobre ansiedade e depressão

NEPI realiza atividade no UniFAJ Aberta sobre ansiedade e depressão

O Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdiciplinares (NEPI) desenvolveu atividades na UniFAJ Aberta, que ocorreu no dia 09 de outubro, referentes ao projeto intitulado “Estudo Interdisciplinar da percepção de sinais e sintomas de ansiedade e depressão em um Centro Universitário, São Paulo, Brasil”. Esse projeto foi elaborado pelos membros do Grupo de Estudo Promoção da Vida (GEPV), Grupo de Estudo de Mobilidade e Acessibilidade Saudáveis (GEMOBIAS) e Grupo de Estudo Mais Marias (GEMM). Os grupos são interdisciplinares e constituídos por professores e Alumnis da UniFAJ.

O projeto acima citado tem como objetivo identificar a presença de sinais e sintomas de ansiedade e depressão na comunidade acadêmica da UniFAJ e está em consonância com o 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS03), que propõe “até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2017), a ansiedade manifesta-se em 9,3% da população brasileira e a depressão em 5,8% dos habitantes – a maior taxa da América Latina.

Com a intenção de subsidiar o desenvolvimento do trabalho e o exercício acadêmico da pesquisa na prática pelos integrantes dos grupos, foi organizada uma enquete com a temática proposta pelo projeto. Ainda no mesmo contexto do evento, alunos de graduação apresentaram trabalhos de iniciação científica realizados na UniFAJ, atividade que promove a vivência dos discentes com a pesquisa.

Participante dos grupos de estudos e realizadores da pesquisa:

Coordenadora: Profa Dra Ana Maria Girotti Sperandio

Alessangela Maria Soriani

Anelize Sgorlon Pinheiro Torres

Nadejda Magno Francisco dos Santos

Raquel Gonçalves Silveira Alves

Vinícius Conessa