NEPI e GEMOBIAS promovem palestra “Por um trânsito mais seguro”

NEPI e GEMOBIAS promovem palestra “Por um trânsito mais seguro”

No dia 17 de maio, o Grupo de Estudos de Mobilidade e Acessibilidade para Cidades Saudáveis – GEMOBIAS junto ao NEPI Exatas, promoveu a palestra “Por um trânsito mais seguro” com o Sr. Henri Maeda, Gerente da Divisão de Educação e Relacionamento Externo da EMDEC – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, que foi convidado pelo Coordenador da área de Ciências Exatas, Prof. Dr. Geraldo Gonçalves Delgado Neto.

A palestra, que foi aberta a todos os cursos da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna, contou em sua maioria com a presença de alunos do curso de Engenharia de Produção, que participaram de diversas encenações relacionadas a situações comuns encontradas diariamente no trânsito.

Maeda citou diversos dados importantes referentes aos casos de mortalidade no trânsito tanto no Brasil em âmbito nacional, como também nos municípios de Campinas e Jaguariúna. Dando foco a campanha “Maio Amarelo 2019: Desacelere e Viva Mais”. ”Em Campinas, as ocorrências com vítimas não fatais diminuíram 12,4% em 2017, na comparação com 2016, e os atropelamentos caíram 22,6%, porém houve mais óbitos – 86 contra 74, o que mostra um agravamento, uma maior violência das colisões. Das 86 vítimas fatais de 2017, 41 eram motociclistas, 31 pedestres, 11 ocupantes dos demais veículos e 3 ciclistas.”, declara Maeda.

Esta ação visa promover a educação no trânsito, gerando uma mobilidade urbana mais saudável e com menos riscos de acidentes. Maeda também ressaltou que a redução de mortes e acidentes nos últimos anos é um resultado das ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Transito (Pnatrans), apresentado pelo Ministério das Cidades em 2018. Este plano integra um compromisso do Brasil junto à Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial de Saúde.

IMG-20190521-WA0034

IMG-20190521-WA0033

IMG-20190517-WA0024