Minicurso aborda funcionamento das eleições e a importância de exercer a cidadania

Minicurso aborda funcionamento das eleições e a importância de exercer a cidadania

Formas, sistemas e regimes de governo, os três poderes da República, funcionamento das eleições e a importância de exercer a cidadania de forma consciente e solidária. Os temas compuseram o conteúdo programático do minicurso de extensão ‘Política e Cidadania’, ministrado pelo professor Luis Felipe Valle no sábado (15 de outubro), no campus I da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna).

O professor Luis Felipe trouxe ao público a definição de política e como ela está presente no dia a dia das pessoas, procurando mostrar que a política não é algo ruim, mas sim necessária.

“Com o acirramento dos debates e reflexões no período pré-eleitoral, é essencial que o senso crítico e o conhecimento científico criem condições para que seja produtiva a construção de vias democráticas para nossa sociedade, disse Valle, que é responsável na UniFAJ pelas disciplinas de Inclusão, Educação e Diversidade; Comunicação e Relacionamento Interpessoal e Ciências Sociais em Saúde.

O docente detalhou sobre as formas de governo, mencionando a monarquia que ainda existe em vários países, a autocracia e a república. Explicou os sistemas de governo: parlamentarismo, presidencialismo e semi-presidencialismo, e delineou sobre os regimes de governo, como democracia, oligarquia e ditadura. “A república é a forma de governo do Brasil, que é presidencialista e tem regime democrático”, ensinou.

Valle falou dos três poderes constituídos no Brasil: Executivo, Legislativo e Judiciário, dando detalhes de cada um. “Atualmente, temos um presidente, 27 governadores, 5.600 prefeitos, 81 senadores, 513 deputados federais e 1.059 estaduais, 57 vereadores, 11 juízes do STF (Supremo Tribunal Federal) e 17 mil magistrados, isso sem falar nos assessores. Contudo, nosso principal problema não é o excesso de cargos políticos, pois alguns países da Europa, proporcionalmente, têm até mais políticos que aqui. O que prejudica é a corrupção, a baixa participação popular e a atuação (ou falta dela) dos que ocupam cargos públicos”, dissertou.

Acerca das eleições, o professor destacou a importância do voto consciente e o cuidado com as fakes News e pós-verdade. “É necessário ter bom senso e senso crítico, conhecer o plano de governo do candidato. E depois, fiscalizar as pessoas eleitas”, aconselhou Luis Felipe, que é geógrafo formado pela Unicamp, com especialização em Docência do Ensino Superior e extensão em Ciência Política e diretor do Preparatório Acert.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful