Programa da UniFAJ em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna permite vivência prática aos alunos por meio de atendimentos assistenciais domiciliares

Programa da UniFAJ em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna permite vivência prática aos alunos por meio de atendimentos assistenciais domiciliares

O Programa Melhor em Casa acontece em parceria com a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, consistindo na realização de assistência domiciliar, caracterizada como atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes.

Seu principal objetivo é a desinstitucionalização com foco em ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação em saúde. Dessa forma, os alunos da área da saúde, além das práticas desenvolvidas no domicílio com usuários, cuidadores e familiares, organizam também encontros semestrais para cuidadores e estudos multidisciplinares de casos.

Os alunos de Farmácia realizam o atendimento farmacoterapêutico com investigação dos procedimentos e tratamentos, organizando o plano terapêutico e avaliando as condições das interações medicamentosas. Na Enfermagem os alunos realizam atendimentos clínicos dos pacientes acamados em diferentes atividades de atenção à saúde. Já na Psicologia os alunos realizam atendimentos psicológicos visando ao cuidado dos aspectos emocionais e comportamentais dos pacientes, cuidadores e familiares.

Já na Fisioterapia os alunos praticam o atendimento domiciliar, onde aprendem a lidar com a real situação em que vivem os pacientes, que vão desde o contexto familiar até condições de habitação, e na Nutrição os pacientes acamados atendidos recebem cuidado nutricional e acompanhamento dietoterápico, sendo orientados e supervisionados para elaboração de dietas e fórmulas nutricionais, além de orientação aos cuidadores.