Maratona de Negócios desafia alunos a trabalharem planos de contingências para segmentos de mercado afetados pela pandemia

Maratona de Negócios desafia alunos a trabalharem planos de contingências para segmentos de mercado afetados pela pandemia

O objetivo do evento é estimular os alunos a um processo competitivo como um Hackathon da área de negócios e contribuir para o desenvolvimento de seus projetos de vida, principalmente, voltado ao empreendedorismo

 

A pandemia de Covid-19 e o distanciamento social afetou significativamente os pequenos negócios. Com foco nesse problema, a Maratona de Negócios, promovida pela Escola de Negócios do Grupo UniEduK, desafiou os alunos a trabalharem com planos de contingências para segmentos de mercado.

Os grupos de empresários parceiros da Escola de Negócios junto do Clube Fomento de Networking e a Associação Comercial de Jaguariúna, identificaram cinco segmentos que poderiam ser estudados pelos alunos: Turismo e Hotelaria, Bares e Restaurantes, Automotivo, Serviços Residenciais e Serviços Gráficos e Papelarias.

Para o desafio, os alunos foram orientados a formarem grupos de até cinco alunos, independente do semestre ou curso em que estivessem matriculados. Também foram oferecidas salas virtuais com empreendedores destes segmentos e com professores dos cursos de Administração, Marketing, Ciências Contábeis, Logística e Direito. Nestas salas, os alunos puderam esclarecer dúvidas sobre os segmentos e negócios, além de receberem orientação dos docentes participantes e contingências para segmentos de mercado.

“Os Planos de Contingência foram entregues pelos alunos em um formulário e passaram pela avaliação de acordo com o regulamento disponibilizado em uma sala do Google Classroom”, explica o gestor da Escola de Negócios, professor Rogério Gomes.  

Os 23 trabalhos participantes foram avaliados e 10 foram selecionados para a final da Maratona. Destes 10 melhores trabalhos, seis participaram da etapa competitiva em que tiveram de apresentar o Plano de Contingência em uma Live no canal Direto do Campus no YouTube. Após isso, as apresentações foram enviadas para sete avaliadores (empresários) que deram notas em cinco quesitos relacionados à apresentação, conteúdo e exequibilidade. Os três grupos melhores avaliados ganharam um troféu do Grupo UniEduK.

Criada em 2018, a Maratona de Negócios é um evento semestral que tem por objetivo levar os alunos a um processo competitivo como um Hackathon da área de negócios. Em outras edições, o evento contou com parcerias com a Sicredi, CNA, SANTANDER, entre outros. “A maratona de negócios e os desafios que são propostos a cada semestre têm o papel de contribuir no desenvolvimento do projeto de vida dos alunos, principalmente, voltado ao empreendedorismo e a aproximação com os cursos de gestão com o mercado de trabalho”, conclui professor Rogério.

 

Com informações: Aaliyah Lattifah Figueiredo da Silveira (estagiária da Escola de Negócios)

 

Edição e Revisão: Tatiane Dias – (MTB 67029)