Interclínicas UniFAJ desenvolve atividades em conscientização ao Outubro Rosa

Interclínicas UniFAJ desenvolve atividades em conscientização ao Outubro Rosa
Por Marina Lopes

Em mês de conscientização ao Câncer de Mama e Câncer de Colo do Útero – Outubro Rosa, a Interclínicas da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) está com uma programação especial aberta à população entre os dias 17 e 18 de outubro. Os cursos da área da saúde (Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia e Nutrição) do Centro Universitário de Jaguariúna se uniram para atender, disseminar informação e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama e Câncer de Colo do Útero por meio de dinâmicas, palestras, atividades integradas, promoção da saúde e auto-conhecimento, entre outras ações.

Dentre as ações que já foram (e estão sendo) realizadas hoje, está a palestra promovida pelo professor Daniel Longuinhos de Souza de Fisioterapia sobre o tema “Abordagem Holística na Saúde da Mulher”, no qual o docente realizou uma apresentação expositiva das técnicas holísticas e demonstração de ações terapêuticas globais relacionadas à Osteopatia, Pompagens e Liberação Miofascial. A atividade teve como objetivo transmitir informações sobre propósitos de auto-cuidado, responsabilidade com a própria saúde e medicina integrativa, em contradição às ações segmentadas. Entender o indivíduo como um todo e sua relação harmônica entre os componentes do “todo” e suas interações psicológicas e biológicas e demonstrar, através da ação terapêutica, técnicas globais para percepção dos efeitos terapêuticos. Estavam presentes também alunos do 2º ao 10º semestre do curso.

“Seguindo nosso calendário no Programa de Orientação e Educação à Comunidade, a ação integrada da abordagem Holística  na saúde da mulher vem favorecer o empoderamento da comunidade que frequenta o Serviço de Fisioterapia da Interclínicas . Para o aluno d0 2º ao 10º semestre é mais uma experiência rica em seu desenvolvimento pessoal e profissional, pois ao transmitir informações sobre propósitos de auto-cuidado, responsabilidade com a própria saúde e medicina integrativa, o aluno entende na prática o indivíduo como um todo, as potencialidades e fragilidades do meio em que ele está inserido”, explica a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Erica Passos Baciuk.

Além dessa atividade, a Interclínicas está cheia de outras ações hoje como:

*Maquiagem e bazar durante o dia todo

* Dinâmica de Auto-cuidados (das 09h às 18h30 – durante o dia todo)

* Palestra: A prevenção é o melhor remédio (das 13h às 17h – durante a tarde toda)

* Aferição de sinais vitais, auto-exame (dança) e pedido de mamografia (próximo horário da atividade é às 17h)

* Mulher e percepção do corpo: Histórias de vida, Percepção, Tato e Auto-exame (às 16h30)

Para conferir a programação completa clique aqui. 

Mais informações:

Endereço Interclínicas: Av. dos Ipês, 678 – Jaguariúna / SP

Telefone: (19) 3837-8300