Intercâmbio no Reino Unido e Espanha para estudantes de Turismo e Hotelaria

Intercâmbio no Reino Unido e Espanha para estudantes de Turismo e Hotelaria

Estudantes de Turismo e Hotelaria de universidades públicas e privadas de todo o Brasil podem se inscrever para concorrer a bolsas de intercâmbio no Reino Unido e na Espanha. A oportunidade do Projeto de Qualificação Internacional é voltada para estudantes brasileiros de Turismo e/ou Hospitalidade, interessados em realizar cursos de capacitação na área e aperfeiçoar a fluência em inglês ou espanhol em escolas de excelência no Reino Unido e na Espanha. Serão concedidas 110 bolsas de estudo, sendo 60 para a Espanha e 50 para o Reino Unido

Para participar, os estudantes devem estar matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade. Também precisam ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados entre 2009 e 2013, e comprovar a proficiência em inglês ou espanhol. As inscrições podem ser feitas até 4 de agosto no site da Capes. O estudante deve se inscrever em apenas um dos processos seletivos.

A bolsa terá duração de cerca de três meses e incluirá disciplinas ligadas ao setor turístico, com destaque para liderança, inovação, gestão da qualidade, marketing, hotelaria, eventos, gastronomia e idiomas. Também serão desenvolvidas atividades práticas em empresas do ramo.

Para saber mais sobre o processo e qual a pontuação mínima para cada país, consulte o edital (Espanha, Reino Unido). Vale frisar que os inscritos terão direito a fazer o TOEFL ITP gratuito em datas estabelecidas no próprio edital, então não ter feito a prova ainda não é razão para desistir. No caso do espanhol, funciona assim: é possível comprovar proficiência em língua espanhola, por meio do DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira) com, no mínimo, nível A1 ou certificado de conclusão de curso em nível, no mínimo, intermediário, no idioma espanhol.

Mais informações podem ser obtidas ao entrar em contato por e-mail bolsa@turismo.gov.br e pelo telefone (61) 2023-8293.