Integrantes do Despertando Sentidos dão início aos projetos do segundo semestre 2019

Integrantes do Despertando Sentidos dão início aos projetos do segundo semestre 2019

No dia 16 de agosto, os integrantes do Despertando Sentidos receberam na UniFAJ três Organizações Não Governamentais (ONG’s) que realizam trabalhos assistenciais e de apoio a pessoas portadoras de deficiência, idosos e dependentes químicos. Neste semestre os integrantes e alunos receberam o Lar dos velhos de Pedreira, a APAE de Jaguariúna e a CARISMA (casa de apoio a dependentes químicos) no Campus II do Centro Universitário. Assim, deram início aos projetos e produtos inclusivos usando QFD (Desdobramento da Função Qualidade) e Design Universal.

Cada ONG apresentou sua instituição, seus objetivos e necessidades aos alunos de Engenharia de Produção que trabalharão para desenvolver na prática os projetos, instrumentos e produtos às ONG’s.

O projeto Despertando Sentidos nasceu de uma parceria entre o NIAC – Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, TOM Sociocultural e Engenharia de Produção da UniFAJ que carregam como objetivo a promoção de vínculo entre pessoas e integração das diversidades. Cada semestre do ano letivo, o grupo desenvolve projetos inclusivos e sociais.

Esta ação é desenvolvida na disciplina de Projeto do Produto, ministrada pelo professor Geraldo Delgado e surgiu em 2014 com a aplicação do Design Universal no desenvolvimento de projetos. Neste ano os resultados serão apresentados no Production Day, marcado para o dia 14 de novembro, no Campus II do Centro Universitário de Jaguariúna.