Inscrições para o ENEM 2020 têm início hoje, dia 11 de maio

Inscrições para o ENEM 2020 têm início hoje, dia 11 de maio

Interessados têm até dia 22 de maio para se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio que é a principal porta para ingressar nos cursos da UniMAX, UniFAJ e FAAGROH

Começa nesta segunda-feira, dia 11 de maio, as inscrições para o ENEM 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) e seguem até o dia 22 de maio pelo site https://enem.inep.gov.br/. Neste mesmo portal, o candidato encontra o cronograma de todas as etapas do Exame.

Para aqueles que não solicitaram ou não conseguiram a isenção, a taxa de inscrição é de R$85,00 conforme descrito no Edital e o pagamento deve ser feito no máximo até o dia 28 de maio. É necessária a efetivação do pagamento para confirmação da inscrição.

O ENEM tem se tornado a principal porta de entrada para o Ensino Superior privado. No grupo educacional formado pela UniMAX, UniFAJ e FAAGROH (Faculdade de Agronegócios de Holambra), com o número de inscrição do ENEM, o candidato não precisa realizar o Vestibular para ingressar em, praticamente, todas as mais de 30 opções de cursos presenciais, além das graduações de EaD (Ensino a Distância).

Além de ingressar na faculdade sem a necessidade de passar pelo processo seletivo, entre as vantagens oferecidas pelo ENEM estão: a possibilidade de se inscrever para concorrer uma bolsa (integral ou parcial), pelo PROUNI (Programa Universidade para Todos), em instituições particulares de educação superior.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), no primeiro semestre de 2020, o PROUNI apresentou a maior quantidade de bolsas já registrada para o período. O número ultrapassou 252 mil bolsas em todo o país, sendo mais de 122 mil integrais (100%) e pouco mais de 130 mil parciais (50%).

Outro ponto a ser destacado é que, geralmente, os Centros Universitários de Jaguariúna e Max Planck de Indaiatuba e a FAAGROH oferecem campanha de descontos que variam de acordo com a nota obtida no Exame. Por isso, é importante que o candidato se dedique à prova, pois quanto maior sua nota, maiores serão suas vantagens, seja pelo PROUNI ou seja diretamente na instituição de ensino.

Para auxiliar os candidatos nos estudos para o Exame, as próprias instituições de ensino promovem cursinhos preparatórios gratuitos, o Proe ENEM, que em breve abrirá inscrições para as aulas.

Com informações: Agência Brasil e Guia do Estudante

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)