Ideia sugerida por professor em aula faz aluno obter enorme economia para empresa

Engenharia de produção

Por Bruno Felisbino
Aprender e colocar em prática. A máxima pedagógica da FAJ mais uma fez a diferença na vida de um dos alunos da Instituição.

Uma simples pergunta e uma resposta precisa do professor tiveram uma consequência bastante positiva na vida profissional do aluno Nilson Roberto Inácio, do curso de Engenharia de Produção.

Ele levantou uma questão relativa à empresa onde ele trabalha durante a aula de Física II, ministrada pelo Professor Marcos Paulo, em que era discutida a densidade de uma determinada substância e os alunos tiravam suas dúvidas enquanto sobre o tema.

Nilson, então, se lembrou do problema que vinha trazendo complicações para sua empresa. Segundo ele, a empresa possui quatro torres de água usadas para refrigeração das máquinas, localizadas no lado externo da fábrica, que fazem o fluxo contínuo de entrada e saída por meio de bombas. O problema, relatou ele, era que o volume somado à pressão das bombas causava uma névoa que gerava um consumo exagerado de água e levava a uma ameaça de multa.

Perguntado sobre uma possível solução para o problema, o professor Marcos Paulo Maziero de Souza sugeriu que o aluno colocasse uma tela de malha fria envolvendo as aberturas por onde saíam as névoas de água. Bingo!

“Fiz conforme o professor aconselhou e o resultado foi fantástico. A partir daí tivemos uma economia de R$ 40.000,00 por mês com o experimento”, disse o aluno. Nilson fez questão de agradecer ao professor pela ajuda enviando uma carta à diretoria para que fosse o “justo reconhecimento” pelo auxílio dado pelo docente com seu conhecimento e experiência.